Academias de ginástica em Petrolina, Salgueiro, Ouricuri e Araripina são interditadas

0
A fiscalização visitou 120 estabelecimentos. (Foto: Divulgação)

Vinte e duas academias de ginásticas foram interditadas no Sertão de Pernambuco pelo Conselho Regional de Educação Física da 12º Região de Pernambuco (Cref12/PE). A fiscalização, iniciada na última segunda-feira (27) e finalizada na noite dessa quinta (30), percorreu 33 municípios.

Intitulada de ‘Operação Carcará’, a fiscalização contou com o apoio da Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Petrolina. As cinco equipes visitaram um total de 120 estabelecimentos, e foram suspensas as atividades das academias que não possuíam profissional de Educação Física atuando no local. Outras 55 foram notificadas por funcionarem clandestinamente.

A operação notificou 21 pessoas por exercício ilegal da profissão. Além das academias de ginástica, a Operação Carcará também visitou 22 escolas das redes estadual e municipal desses municípios, averiguando as condições estruturais dos locais reservados à prática de atividades físicas e esportivas, além do registro do professor no Cref12/PE.

O assessor técnico de Fiscalização do Cref12/PE, Marcelo Santos, contou que o principal problema encontrado na fiscalização foi a ausência de profissional de Educação física na orientação das atividades. “Muitas vezes, os alunos fazem o exercício sem nenhuma orientação ou com o acompanhamento de um estudante, e, em alguns casos, por uma pessoa que nem pela faculdade passou”, contou.

A operação percorreu as cidades de Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina, Afogados da Ingazeira, Mirandiba, Cedro, São José do Belmonte, Carnaíba, Tuparetama, Santa Terezinha, Terra Nova, Verdejante, Parnamirim, Flores, Triunfo, Tabira, Serrita, Sertânia, São José do Egito, Araripina, Trindade, Santa Cruz da Baixa Verde, Iguaracy, Custódia, Ingazeira, Santa Cruz, Calumbi, Moreilândia, Ipubi, Itapetim, Inajá, Manari e Betânia.

O Cref12/PE alerta que caso a população encontre alguma irregularidade pode realizar denúncia através do telefone (81) 3314-7321 ou pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br . (Fonte: Folha de Pernambuco)