ACARI e CMDDCA de Petrolina promovem campanha em defesa dos direitos de crianças e adolescentes 

0

Durante todo o mês de maio, a Associação Civil de Articulação pela Cidadania (ACARI) junto ao Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA) estarão mais uma vez desenvolvendo a campanha nacional “Faça Bonito” em Petrolina com o objetivo de informar, mobilizar e convocar toda a sociedade para participar da luta contra a violência sexual.

A campanha é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal nº 9.970/00), comemorado em 18 de maio, e este ano completa 25 anos de mobilização. Consolidada como uma das mais importantes estratégias de conscientização e enfrentamento à violência sexual infantojuvenil no Brasil, a campanha está organizada em torno de três objetivos estratégicos: mobilização social, capacitação técnica e incidência política.

Neste sentido, a ACARI e o CMDDCA, que participam anualmente da campanha, estarão realizando ações educativas como rodas de conversa, palestras e a distribuição de materiais informativos em escolas, comunidades e espaços públicos de Petrolina. As atividades dialogam diretamente com os princípios do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e busca que orientar políticas públicas voltadas para a prevenção, a proteção e a responsabilização de casos de violência, a fim de promover uma cultura de cuidado e respeito.

A psicóloga e coordenadora de projetos sociais da ACARI, Ilze Braga, destaca a importância de ampliar o escopo dessas ações: “A educação sexual e o acesso à informação são essenciais para quebrar o silêncio e garantir que os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam assegurados. Para isso, é fundamental que a campanha inclua famílias, crianças, professores e demais profissionais da rede de proteção para que juntos possamos fortalecer e ampliar a prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. Então essa ação, essa parceria entre a ACARI e o CMDDCA e todas as ações que desenvolvemos durante todo o ano são extremamente importantes para a construção de uma cidade mais segura e justa para todas as nossas crianças e adolescentes”.

Sobre a ACARI:

Há 20 anos a ACARI se dedica à promoção e implementação de políticas públicas voltadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes na região do Vale do São Francisco, desenvolvendo uma série de ações contínuas, com foco na educação, conscientização e fortalecimento da rede de proteção ao público infantojuvenil. Alguns exemplos recentes de sua atuação são o álbum musical “Toda Criança tem Direito à Proteção” (2021) que aborda por meio de canções os direitos da criança e do adolescente e apresenta componentes essenciais para a autoproteção contra violência doméstica, e o lançamento do livro ‘Programa de Autoproteção para Crianças contra Violência Doméstica’, que tem como objetivo orientar educadores para que sejam capazes de empoderar crianças para enfrentar situações de violências através do ensino de estratégias de autoproteção.

O CMDDCA

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente tem a função de propor, deliberar, controlar e efetivar os direitos da criança e do adolescente referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária na cidade de Petrolina. 

[Clique aqui para saber mais sobre a campanha]

A Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime! Se você presenciar alguma situação desta origem, disque 100 e denuncie! 

Demais contatos:

Conselho Tutelar de Petrolina: 

Centro: 87 3862-9211

Gercino Coelho: 87 3862-2022

Plantão: 87 98861-0421

Conselho Tutelar de Juazeiro: 74 98819-2748

Polícia Militar – 190

Fonte: Ascom