ACM Neto afirma que Jerônimo é o pior governador da história da Bahia: “Está endividando o Estado e comprometendo o futuro dos baianos”

0

A última noite da 34ª edição da Festa do Interior de Casa Nova, realizada neste domingo (13), contou com a presença do ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, que participou de uma coletiva de imprensa ao lado do prefeito Anísio Viana e de outras lideranças políticas da Bahia. Durante a entrevista ao blog Nossa Voz, o líder político não poupou críticas ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“Jerônimo é o pior governador da história da Bahia”

ACM Neto fez duras declarações sobre a atual gestão estadual, afirmando que, entre os últimos três governadores do PT — Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues — o atual é, segundo ele, o pior da história baiana:

“A Bahia é governada há quase 20 anos pelo mesmo grupo político e pelo mesmo partido que é o PT. Nesse período, nós já tivemos três governadores: Wagner, Rui e agora Jerônimo. Não há dúvida que Jerônimo é o pior governador da história da Bahia. E os baianos estão vendo isso.”

O ex-prefeito também questionou os resultados da gestão atual:

“Quando a gente se questiona qual é o marco, qual é o legado, qual o resultado do trabalho de Jerônimo, o que é que a gente pode enxergar como um símbolo do seu governo? Não tem resposta. A verdade é essa, não tem resposta.”

Críticas ao endividamento do Estado e à segurança pública

Durante a coletiva, ACM Neto reforçou a preocupação com o aumento da dívida pública estadual e a falta de resultados concretos:

“Ele tá endividando o Estado, tá comprometendo o futuro dos baianos. Já são R$ 18 bilhões somente de empréstimos que foram autorizados pela Assembleia Legislativa do Estado. E a gente se pergunta: para onde está indo esse dinheiro? Qual é o resultado?”

A segurança pública também foi alvo de críticas:

“Quando a gente olha para o problema da segurança pública, a Bahia há 10 anos consecutivos é primeiro lugar no número de homicídios. E não é coincidência a Bahia ser governada há 20 anos pelo PT.”

Fila da regulação e desafios na saúde

A saúde pública, especialmente a chamada “fila da morte” da regulação, foi mencionada como um dos principais problemas enfrentados pela população do interior:

“Nós sabemos o sofrimento e a dor de quem mora no interior quando precisa de um atendimento médico, de uma questão mais emergencial ou mesmo uma coisa mais complexa, como um tratamento oncológico. A gente sabe qual é a luta para esperar na fila da regulação. E não é coincidência que estamos há 20 anos governados pelo PT.”

Educação, pobreza e desemprego

ACM Neto também comentou os indicadores sociais:

“Quando a gente olha a educação, a Bahia ocupa o penúltimo lugar do Brasil em qualidade de ensino, avaliado pelo IDEB. Se a gente olha para o desemprego, a Bahia é primeiro lugar no número de desempregados do país, com o maior número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Também não é coincidência estarmos sendo governados há mais de 20 anos pelo PT.”

Mensagem de mudança

Diante do cenário que descreve como crítico, o ex-prefeito falou sobre a estratégia da oposição e o sentimento que percebe nas ruas:

“Hoje toca muito no coração dos baianos e o sentimento que a gente percebe, e nas minhas caminhadas eu vejo isso com muita força, é um sentimento de mudança. A nossa estratégia como oposição é mostrar que é preciso ter mudança, e que a mudança vai resultar num futuro melhor para a Bahia e para os baianos. Nós vamos levar essa mensagem por todos os municípios.”

ACM Neto fala sobre Juazeiro

Ao final da entrevista, ACM Neto comentou sobre uma futura agenda em Juazeiro, ressaltando a importância do município e o apoio que tem recebido na região:

“Muito em breve nós estaremos lá. Juazeiro é uma prioridade, não só pelo peso que tem na economia, na sociedade e na política da região, mas sobretudo pela quantidade de pessoas que confiam no nosso trabalho. Não foi por outro motivo o resultado maravilhoso que tivemos em 2022. Nós vamos estar muito, muito em breve em Juazeiro.”