Nessa terça-feira (19), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, ofertou serviços voltados a pessoas que vivem em situação de rua em Petrolina. Dentro das ações feitas na Praça Dom Malan, foram disponibilizadas avaliações para detecção de Tuberculose; testagens rápidas, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); e serviços da unidade móvel médica com consultas. Ao todo 32 pessoas foram assistidas.
Atender as necessidades das pessoas na cidade é garantir seus direitos a saúde pública, este trabalho tem sido intensificado pelas ruas de Petrolina. Para a coordenadora do Consultório na Rua, Marla Gomes, a ação faz parte da rotina de atribuições das equipes e visa atender as necessidades dos usuários. “Compreendemos a importância dessas atividades dado o contexto de vulnerabilidade em que a população de rua se encontra, favorecendo o desenvolvimento de doenças, como ISTs e tuberculose, que possuem alta prevalência nesse público. As intervenções da equipe são, portanto, planejadas sempre levando em consideração tais especificidades”, explicou.
“Além da testagem rápida, de HIV, Sífilis e Hepatite, tivemos a parceria do programa de tuberculose que levou orientações sobre diagnóstico e tratamento da doença, bem como busca ativa de casos suspeitos. Pelas orientações passaram 32 usuários. Esse nosso trabalho é de acolhimento e atenção com as pessoas e vem sendo acompanhado pelo Prefeito Simão Durando, que não tem medido esforços na qualificação dos serviços de saúde para atender cada vez melhor as pessoas”, destacou Marla.