“Acredito que a divisão é positiva, porque vai fazer com que a gente invista mais ainda nas cidades”, afirma Gustavo Melo, superintendente regional da Codevasf de Petrolina

0

Nesta terça-feira (18), o programa Nossa Voz recebeu Gustavo Melo que assumiu recentemente como superintendente regional da Codevasf em Petrolina, na entrevista concedida, ele destacou a importância da companhia no desenvolvimento da região Nordeste.

Melo ressaltou que a Codevasf é uma empresa que impacta a vida de muitas pessoas e que seu objetivo é tratá-la de forma técnica. Ele acredita que a companhia vem crescendo no Nordeste e espera que continue crescendo em Pernambuco nos próximos anos.

“Eu tenho uma visão que a gente deve tratar de forma muito técnica a Codevasf, porque é uma companhia que mexe com a vida de muita gente, Quando a Codevasf fez 49 anos, no último domingo, é uma companhia que vem crescendo no nordeste e no seu raio de atuação e a gente espera que cresça ainda mais em Pernambuco durante esses próximos anos”, pontua Gustavo. 

O principal desafio enfrentado por Melo nos primeiros dias à frente da Codevasf é o desenvolvimento regional. Ele vê a empresa como uma mola propulsora para melhorar a vida da população, seja por meio de equipamentos, abastecimento de água ou investimentos em infraestrutura. Melo pretende aumentar os investimentos na região e espera que a Codevasf tenha ação em todas as cidades de Pernambuco e no Arquipélago de Fernando de Noronha.

“Esses primeiros dias à frente da Codevasf, o principal desafio hoje, veja só, é o desenvolvimento Regional, é a mola propulsora da Codevasf. A gente tem uma orientação do governo Lula de fazer chegar mais ainda ações e atividades. Só na vida do povo, mudar a vida da população, seja com equipamentos e abastecimento de água, fornecimento de água enfim e com investimentos também de infraestrutura.  A Codevasf, ela tem uma gama de investimento muito alto aqui na região. A gente vai procurar aumentar esses investimentos aqui na região.  Eu tenho falado a particularmente algumas pessoas que eu tenho um objetivo particular, é de que a Codevasf tenha ação em todas as cidades do Estado de Pernambuco e no Arquipélago de Fernando Noronha”, ressaltou. 

Segundo o superintendente, a proposta em análise é a divisão da Codevasf em sedes, não apenas em Pernambuco, mas também na Paraíba e em Minas Gerais. Melo vê essa divisão como algo positivo, pois permitirá investir ainda mais nas cidades do estado. 

“Se eu não me engano, eu acho que Paraíba e Minas também estão sendo divididas porque são estados que têm muitos municípios e tem uma atuação muito grande. Eu acredito que a divisão é positiva porque a divisão vai fazer com que a gente invista mais ainda nas cidades do Estado de Pernambuco. Brasília, se propôs a fazer uma divisão, aqui a terceira Superintendência ficaria basicamente Sertão São Francisco e Ipanema e a Superintendência de Recife com a Metropolitana as matas e parte do Agreste. Eu acho que é positivo até porque a gente tem  deputados que atuam em todas as regiões do Estado em nossa bancada repito, ela é muito bem articulada  e tá muito envolvida para que a gente faça com que a codevasf de Passos à frente”, afirmou Gustavo. 

Ao avaliar a atuação da Codevasf ao longo dos anos, Melo destaca que a empresa foi fundamental para o desenvolvimento da região. A terceira Superintendência, por exemplo, investiu mais de 1 bilhão e meio de reais na região entre 2016 e 2022. Além disso, a Codevasf tem sido uma parceira importante para a prefeitura de Petrolina, contribuindo para o desenvolvimento local. Também, Melo ressalta a importância de investir nos perímetros irrigados, muitos dos quais necessitam de manutenção e atualização de suas estruturas. Ele acredita que é mais fácil obter recursos para investimentos do que para custeio, e está buscando ter mais autonomia para direcionar os recursos de acordo com as necessidades da população.

“O objetivo é investir nesses perímetros irrigados, eu acho que é tem alguns que precisam de manutenção, tem muita coisa que precisa ser atualizada porque são construções de 20 e 30 anos. A gente precisa investir também porque é muito entre aspas é muito mais fácil você arrumar dinheiro para investimento, o tal do custeio que é danado. E a gente tá buscando esse recurso sem ter a amarração com emenda e tendo um diálogo maior com Brasília pra gente ajustar também um custeio para que os serviços sejam melhor prestados para a população”, analisou Melo.  

A atual forma de investimentos da Codevasf está vinculada às emendas parlamentares, o que leva a decisões dos deputados sobre onde investir. Melo busca um entendimento com Brasília para obter recursos extras, sem as amarras das emendas, e poder oferecer melhores serviços à população.

“A gente tem hoje uma bancada de Deputados Federais muito atuante bem articulada em Brasília. Essa mesma bancada tem lutado muito para que a gente traga recursos sem ter amarração com emenda pra gente investir livremente no que a gente entende  que deve ser investido, porque a gente sabe que quando o recurso vem através de uma emenda esse recurso já vem carimbando, para compra de tal equipamento, para  pavimentação. Enfim, e a gente vai buscar um recurso entre aspas livre para poder investir em outras ações que a gente julga ser importante tem uma proposta de divisão, das séries  da companhia seria uma em Petrolina e outra na capital”, reforçou o superintendente. 

A divisão da Codevasf está sendo discutida para ser em duas superintendências em Pernambuco, com sedes em Arcoverde e Petrolina, está em processo de análise interna e deve ser consolidada em breve. Caso seja aprovada, Gustavo Melo assumirá a sede de Arcoverde e Edilázio Wanderley será responsável pela sede de Petrolina.

Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba é um órgão federal, sob responsabilidade do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional. É uma estatal com potencial estratégico importantíssimo para o progresso da economia das regiões abrangidas pelo equipamento.