Adagro Petrolina manterá plantão virtual no período do Carnaval para garantir a comercialização de frutas produzidas no Vale do São Franscisco

0

A gerência regional da Adagro em Petrolina manterá plantões virtuais durante o Carnaval para garantir o trânsito das frutas produzidas no Vale do São Francisco, em Pernambuco. O serviço para a emissão e validação da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) eletrônica será realizado nos dias 1, 3, 5, 7 e 8 de março, no horário das 8h às 12h. O objetivo é garantir que frutas como uva, manga, banana e limão, que necessitam de certificação fitossanitária e permissão de trânsito para atender ao mercado nacional e internacional, tenham a comercialização garantida.


As PTVs serão validadas por fiscais estaduais agropecuários após receberem a solicitação dos responsáveis técnicos – engenheiros agrônomos ou produtores cadastrados e habilitados no Sistema de Integração Agropecuária de Pernambuco (Siapec3). A certificação tem como objetivo prevenir a disseminação de pragas, atender a legislação nacional de certificação, além de embasar o certificado fitossanitário no processo de exportações.


Para Vania Santana, diretora presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco”, devido à importância da fruticultura irrigada para o agronegócio do estado e para a economia regional, a Adagro manterá as suas equipes de plantão para chancelar as PTVs solicitadas no nosso sistema eletrônico, que é o Siapec3. A expectativa é de que sejam autorizadas cerca de 800 PTVs somente neste período”, enfatizou.


A Adagro é responsável por garantir a certificação e a sanidade dos vegetais produzidos, comercializados e transportados de Pernambuco para outros estados, por meio da emissão da PTV. Em 2024 a Adagro emitiu um total de 45.291 PTVs, o que corresponde a 562.392 mil toneladas/ano de frutas comercializadas e transportadas, com destaque para as culturas da uva (351 mil/t), manga (161 mil/t) e banana (46 mil/t).


Emissão da GTA eletrônica para o Trânsito de Animais – Para transitar com espécies animais de produção como bois, cabras, porcos e galinhas durante a folia, o produtor pode emitir diretamente do Siapec a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA). Mas para ter acesso ao serviço on-line, é preciso estar com o cadastro do produtor e da propriedade atualizado na Adagro, além de pré-cadastro aprovado e senha de acesso ao Sistema de Integração Agropecuária.


O produtor que não utiliza o Siapec ou precisa transportar equídeos – espécies como cavalos, burros, jumentos e pôneis -, precisa se antecipar ao feriado e comparecer ao escritório da Adagro até o dia 28/02 para solicitar a GTA e garantir o trânsito dos animais. No caso dos equídeos, a Guia só poderá ser emitida por médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária após apresentação de exames obrigatórios e vacinas exigidas para o trânsito agropecuário pelo proprietário do animal.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Adagro
Flávia Cavalcanti – Assessora de Comunicação
Fones: (81) 3181-4512 – (81) 99488-2990
E-mail: imprensa@adagro.pe.gov.br / adagro.imprensa@gmail.com