Desde o dia 30 de setembro de 2021 que a jovem Maria Vitória Martins, de 11 anos, aguarda por uma cirurgia na coluna. Em contato com o Programa Nossa Voz, Pedro Antônio, tio da adolescente, informou que ela chegou a ser encaminhada para Recife (PE) pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Petrolina através do Hospital Dom Malan/IMIP, mas que o hospital na capital não realizou o procedimento, afirmando que só era possível fazer a cirurgia em crianças com até 10 anos.
“Ela foi, mas ao chegar lá o médico não quis recebê-la, porque a cirurgia em crianças com mais 10 anos não se realizava naquele hospital. Ela voltou para Petrolina para realizar a consulta e desde então estamos no aguardo. Ela tem um problema muito sério na coluna, sente muita dor, pede socorro e a mãe sofre sem poder fazer nada” relatou o tio de Maria Vitória.
Em nota, a secretaria de saúde de Petrolina confirmou o caso e afirmou que já está no aguardo de uma nova consulta em Recife.
Confira a nota:
“O TSD realmente encaminhou a paciente para Recife pelo IMIP. Infelizmente, a consulta que foi marcada pela unidade hospitalar, não fazia o procedimento. Mas a secretaria já está aguardando uma nova marcação pelo Hospital Getúlio Vargas e assim que houver a marcação, será comunicado à família para que o procedimento possa ser realizado”.