Está consciente e respira sem a ajuda de aparelho a adolescente de 14 anos que passou por um transplante de fígado, na sexta (20), devido a uma suspeita de hepatite grave de causa desconhecida. A garota está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, que informou, nesta terça-feira (24), que ela foi extubada.
A adolescente segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc, sem previsão de alta. Ela é natural de Ibimirim, no Sertão, e é um dos cinco casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida em Pernambuco.
Por meio de nota, o Huoc informou que o quadro clínico da adolescente é considerado estável. O fígado transplantado, bem como os demais órgãos, já funcionam adequadamente, de acordo com a unidade hospitalar. Não há sinais de infecção.
A garota ainda utiliza sonda gástrica, mas a previsão da equipe médica é de que o tubo seja retirado nesta terça para que a adolescente inicie a dieta alimentar.
Ao todo, Pernambuco notificou seis casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida, mas uma das notificações foi descartada e cinco seguem em investigação.
Na sexta-feira (20), dia em que a adolescente passou pelo transplante, o Ministério da Saúde informou que foi notificado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e que o caso está em investigação.
Desde o dia 27 de abril, diante do misterioso surto de hepatite em crianças na Europa e nos Estados Unidos (EUA), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) emitiu uma nota de alerta.
No comunicado, orientou toda a rede de saúde, incluindo hospitais públicos e privados, a notificar casos suspeitos ao Ministério da Saúde.