Com a iniciativa do vereador Mitu, o advogado e poeta Sérgio Murilo de Sousa Cavalcanti receberá na sexta-feira (16/06) às 17h, o título de Cidadão Juazeirense, em reconhecimento “aos relevantes serviços prestados ao município de Juazeiro”. Radicado em Juazeiro, no Norte da Bahia, desde 2013, Sérgio Murilo é natural do município de Salgueiro, sertão de Pernambuco e chegou ao Vale do São Francisco para estudar.
O filho do Sr. Severino Araújo Cavalcanti e da Sra. Idalina Ivanilde Sousa Cavalcanti, tem ainda seis irmãos, é casado com Normeide Farias, tem uma filha – Bruna Gabriela Oliveira Cavalcanti e vem traçando sua trajetória profissional no Vale. Deixou sua marca quando passou pela então Faculdade de Formação de Professores de Petrolina – FFPP, hoje Universidade de Pernambuco – UPE, onde cursou Letras. Mas não se aquietou com apenas essa formação. Foi em busca do curso de Direito na FACAPE.
Seu tempo é dividido entre advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e sócio dos advogados Michael Amaral Alencar Rocha e Alisson Mendonça da Silva Araújo. Uma de suas características marcantes pode ser observada ao longo de sua história, sempre participando de movimentos culturais e sociais no Vale do São Francisco. E é no STR que ele trabalha incansavelmente assegurando os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais deste município.
A escolha pelo Direito não tirou de Sérgio Murilo sua veia inquietante de poeta e compositor. Não por menos sua marca também pode ser vista em canções gravadas por Adelmário Coelho, Adilson Medeiros, Forró Força Livre, Comando Virgulino, Wellington Miranda, Afoxé Filhos de Zaze, entre outros. Além disso, tem em seu currículo prêmio recebido em 2004 no Festival Nacional Edésio Santos da Canção quando ficou em 1º Lugar e em 2016 no mesmo festival recebeu prêmio por melhor canção local.
Aos amigos, colegas de trabalho e todos aqueles que conhecem Sérgio Murilo, fica aqui o convite para se fazerem presentes à entrega do título no dia 16 de Junho às 17h na Câmara de Vereadores. Esse é um momento para ser compartilhado por quem o conhece e sabe bem que seus passos no Direito, na poesia e na música, são motivos justos que fizeram chegar a esta honraria.
(Cristina Laura)