Ao destacar as ações à frente da presidência da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Aero Cruz lançou um desafio ao Nossa Voz: Se 12 vereadores desaprovam a sua gestão, ele renuncia ao mandato. A proposta inusitada ocorreu em meio à entrevista concedida ao vivo hoje (19) no programa, quando rebateu as críticas feitas pelo vereador Gilmar Santos ontem, também no NV. Segundo Santos, não há transparência na administração da casa e há problemas relativos à tramitação de projetos na Casa por decisão política da mesa diretora, que não coloca os projetos de Lei elaborados pelos parlamentares para votação em plenário.
“Recebo com muita naturalidade, seria mais estranho se essas colocações viessem de um outro vereador. Mas vindo do vereador que veio, isso não me incomoda nem me traz estranheza. E eu estou muito seguro e feliz com o trabalho que estou fazendo. Falando aqui de transparência, recebi, na Câmara de Vereadores em 2021, com o índice de transparência do Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado, com 50%, que representa um índice baixo e, graças a Deus, estamos com 73%. Isso não é só o meu trabalho, mas de toda equipe, do apoio dos vereadores. Isso prova que avançamos, que todo o nosso trabalho está sendo embasado pelas orientações do Tribunal de Contas e já subimos 23% no percentual de transparência”, ressaltou, completando que a publicidades desses dados dá aos parlamentares o acesso aos dados administrativos da casa.
“Existe o vereador que está trabalhando e procurando fazer o seu trabalho e existe o vereador que quer o holofote. Existe o vereador que quer aparecer, existe o vereador que, se estiver passando na rua e dois cachorros estiverem brigando e a [equipe da] TV Grande Rio estiver passando ele vai separar os dois cachorros para ser filmado. Isso eu não vou aceitar, não vou levar um assunto para o plenário da Câmara, até porque não precisa de aprovação e tem sim o acompanhamento. Se tiver que vir alguma cobrança, que venha da Comissão de Finanças que está acompanhando tudo”, apontou, reforçando não ter recebido até o momento nenhuma notificação do TCE.
Em relação a demora na apreciação dos Projetos de Lei protocolados na casa, Aero Cruz fez questão de levantar junto a secretaria da Câmara Municipal, as propostas de autoria de Gilmar Santos. “Na verdade, o vereador coloca que está sendo retaliado pelo presidente e tenho o testemunho de todos os vereadores, de situação e oposição, que acompanham a forma como eu administro para todos. Eu fiz questão de pedir um levantamento no setor legislativo e o vereador tem 15 projetos. Destes, cinco foram dados por inconstitucionalidade pela comissão, então tiramos os cinco. Temos um projeto desse vereador apto para ir a plenário para discussão e votação. E temos cinco que estão em tramitação. E o que quer dizer isso? Que passou por uma comissão, mas ainda não passou por outra. Então, temos cinco projetos que já foram dados por inconstitucionalidade. Às vezes, a comissão entende que a proposta é de direito e autoria do Poder Executivo, porque o vereador faz o projeto criando despesa para o Executivo e nós do Legislativo não podemos fazer isso. E o vereador está cobrando como se tudo estivesse correto”.
Segundo Aero, as suas ações também estão pautadas nos diálogos com os parlamentares e com as lideranças de cada bancada (situação e oposição). Ele reconhece que há parlamentares com até quatro projetos aptos para a votação e por isso foi acordado com as lideranças que neste segundo semestre eles serão pautados com mais celeridade. Questionado se a política partidária permearia a decisão de colocar ou não as propostas em pauta, o presidente da mesa diretora negou.
“Isso é mais uma forma do vereador se vitimizar. Nós temos na oposição os vereadores Marquinhos do N04, Elismar Gonçalves, Samara da Visão, Pastor Alex, Gaturiano Cigano e Ronaldo Silva. Pergunte a eles se tem alguma queixa a fazer sobre a tramitação de projetos? Todos nós colocamos, o vereador [Gilmar Santos] colocou aqui que não está tendo audiências [públicas], por retaliação. Ele foi o único que teve duas solenidades autorizadas por este presidente com toda a equipe do legislativo acompanhando. Foi o único. Até um dia antes do São João, ele teve solenidade na Câmara autorizada e os demais vereadores não tiveram. Mais uma vez, ele quer se candidatar a um cargo maior usando politicagem. Não é de hoje, o vereador sempre fez politicagem”.
Confiante nas ações desempenhadas, Aero fez um desafio. “Nós temos 23 vereadores, 22 mais o presidente. Eu quero fazer aqui um pedido a vocês: Pela audiência que vocês tem, pelo respeito que vocês têm da população, se possível, façam uma pesquisa com todos os vereadores perguntando como está a administração da Câmara. Temos 22 vereadores, se 12 disserem que não concordam com a administração, que a administração da Câmara não está bem, eu renuncio não do mandado de presidente, mas do mandado de vereador”, prometeu abrindo ainda espaço para a sondagem de lideranças comunitárias e servidores da Casa Plínio Amorim.
Atentos à entrevista, três dos 22 parlamentares, já manifestaram a posição favorável ao presidente Aero Cruz. Ronaldo Silva, que inclusive integra a oposição, fez questão de elogiar as reformas na estrutura da Câmara e a atuação de Cruz. Marquinhos Amorim (Marquinhos de Rajada) e o líder da situação Diogo Hoffmann, também elogiaram a gestão de Aero. Sendo assim o placar já está em três a um – pressupondo que o vereador Gilmar Santos desaprova a atual gestão. Entre as lideranças comunitárias, Socorro Souza, do São Gonçalo, e Francivaldo Rodrigues, do N11, também teceram elogios. Até a semana que vem o Nossa Voz trará o posicionamento dos demais vereadores de Petrolina.