AGE lança linha de financiamento ‘MegaPlus Rural’ para agricultores familiares de Petrolina

0
Foto: Jonas Santos/ Ascom PMP

Para atender agricultores familiares de Petrolina a Agência Municipal do Empreendedor (AGE), instituição ligada à prefeitura, lançou, por meio da Portaria nº 01/2021 publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, uma linha de financiamento especialmente voltada para a categoria: a ‘MegaPlus Rural’. Essa é mais uma ação do órgão para facilitar aos trabalhadores rurais o acesso a créditos e assim proporcionar uma geração de renda, fortalecendo ainda mais a economia local.

De acordo com o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim, a ‘MegaPlus Rural’, que poderá ser realizada em até R$ 8 mil, tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. “O homem e a mulher do campo terão cinco meses de carência, uma das maiores disponibilizadas pela Agência; um período suficiente para que possam produzir, por exemplo, sua horta, ter uma criação de aves como galinha e codornas para postura de ovos e abate, e assim ter condições de comercializar seus produtos de qualidade orgânica excelente e gerar renda”, explicou o gestor.

Além da carência de cinco meses para dar início ao pagamento do crédito, outro benefício da linha é o parcelamento que pode ser realizado em até 20 vezes com juros bem abaixo do mercado. Outro foco desse financiamento é atender os pequenos produtores que têm interesse em implementar o ‘Projeto Sisteminha’, criado pela EMBRAPA Meio Norte e difundido na região pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus de Juazeiro-BA. Numa área de até dois metros quadrados a família do produtor rural pode implantar os módulos do projeto pensado especialmente para cultura de alimentos de consumo próprio como também destinar à venda toda a produção excedente.

“Pensando nisso, o prefeito Miguel Coelho nos orientou a dar um olhar especial aos produtores rurais, principalmente, aos agricultores familiares e assim possamos estabelecer nesse período de pandemia um maior serviço de políticas públicas, em especial o crédito para esses trabalhadores”, ressaltou Sebastião.