A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta quarta-feira (16), a criação de uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) dedicada à organização das comemorações do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que será celebrado em 11 de junho de 2025.
A proposta, de autoria do deputado Antônio Moraes (PP), foi aprovada por unanimidade e visa coordenar, em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Defesa Social e a própria PMPE, a realização de solenidades, debates e eventos relacionados à história da instituição.
Comissão Parlamentar
A comissão será composta por dez parlamentares, indicados pelos líderes das bancadas da Assembleia Legislativa, e terá como objetivo celebrar os 200 anos de serviços prestados pela PMPE à população pernambucana.
O próprio Antônio Moraes, delegado especial aposentado, tem assento no colegiado, que também incluirá outros parlamentares com ligação à área de segurança, como delegados, comissários e policiais militares e civis reformados.
De acordo com Moraes, o trabalho da comissão será focado em promover atividades que estimulem o conhecimento sobre a trajetória da instituição.
Atuação vai até junho de 2025
“Para ressaltar a relevância dos serviços prestados ao povo pernambucano pela Polícia Militar ao longo de dois séculos de existência, a comissão parlamentar especial promoverá ao longo de 120 dias vários debates, audiências públicas, sessões solenes e eventos com alunos da rede pública que estimulem estudos e redações sobre a história da instituição. Quem sabe, até poderemos editar um livro sobre a trajetória da gloriosa PMPE, ou reeditar algum material já existente”, explicou o deputado.
A Polícia Militar de Pernambuco, fundada em 1808 como Corpo de Polícia, recebeu sua denominação atual em junho de 1825, após passar por diversas reformulações e modernizações.
Atualmente, a PMPE está presente em todos os 184 municípios do Estado. “Nos últimos anos, a PMPE vem enfrentando novos desafios, como a violência urbana e necessidade de adaptação permanente às transformações socioculturais e às frequentes demandas da sociedade”, destacou Moraes.
O trabalho da comissão parlamentar se estenderá até junho de 2025.
Fonte: Jornal do Commercio