A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) finalmente definiu o comando das principais comissões temáticas da Casa. Foram determinados os presidentes, vices, integrantes e suplentes dos colegiados que compõem as 16 das 17 comissões do Legislativo estadual – a de Ética Parlamentar ainda não foi escolhida e poderá ter os membros nomeados na próxima terça-feira (21).
A comissão de Educação e Cultura foi a única que contou com votação e bate-chapa. Não houve consenso em outras quatro outras comissões, tendo sido preciso que o presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), ficasse à frente das indicações.
“Foi um processo em que os acordos amadureceram e foram concretizados. As decisões foram tomadas em consensos construídos pelos integrantes das comissões e líderes dos partidos. Educação foi a única em que não houve acordo, mas a situação foi resolvida dentro do regimento”, disse o tucano.
As presidências das comissões são determinadas seguindo as proporções dos partidos na Alepe. Quem as define, geralmente, são os líderes das bancadas de situação e oposição em discussões com o presidente da Assembleia. Quando não ocorre o consenso, a presidência realiza uma votação.
Neste ano foram realizadas algumas mudanças, como a criação do regimento de uma terceira via, uma espécie de bancada independente, que não é situação nem oposição. Essa nova bancada não possui liderança.
Nos bastidores, parlamentares da oposição têm demonstrado desaprovação às interferências que estariam sendo articuladas pelo governo do estado sobre a composição das comissões, o que tem dividido posicionamentos na Alepe.
As articulações seriam para ocupar os principais colegiados – Constituição, Legislação e Justiça, presidida por Antônio Moraes (PP), Finanças, Orçamento e Tributação, a cargo de Débora Almeida (PSDB); e Educação e Cultura, que após bate-chapa acabou sob liderança de Waldemar Borges (PSB), que derrotou o candidato do Palácio, Renato Antunes (PL).
Confira a atual composição das presidências das comissões temáticas da Alepe:
Administração Pública – Joaquim Lira (PV)Agricultura e Pecuária – Doriel Barros (PT)Assuntos Municipais – José Patriota (PSB)Assuntos Internacionais – Lula Cabral (Solidariedade)Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular – Dani Portela (Psol)Ciência e Tecnologia – Simone Santana (PSB)Constituição, Legislação e Justiça – Antônio Moraes (PP)Defesa da Mulher – Gleide Ângelo (PSB)Desenvolvimento Econômico – Mário Ricardo (Republicanos)Educação e Cultura – Waldemar Borges (PSB)Esportes e Lazer – Júnior Tércio (PP)Finanças, Orçamento e Tributação – Débora Almeida (PSDB)Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Ambiental – Romero Sales Filho (UB)Redação Final – Joãozinho Tenório (Patriota)Saúde e Assistência Social – Adalto Santos (PP)Segurança Pública – Fabrizio Ferraz (Solidariedade)
(Fonte: Diário PE)