Alepe instala período extraordinário e reforma administra de Raquel Lyra começa a tramitar nesta terça-feira

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A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instaura, nesta terça-feira (10), o período extraordinário para analisar o Projeto de Lei do Executivo (PLE) com a proposta de reforma administrativa do governo Raquel Lyra (PSDB). 

Com isso, a proposta começará a tramitar pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, que distribuirá para as comissões de Finanças, Orçamento e Tributação, e de Administração Pública. As comissões são presididas pelos deputados estaduais Waldemar Borges (PSB), Aluísio Lessa (PSB) e Antônio Moraes (PP), respectivamente. 

Durante esse período serão definidos os relatores e os deputados vão poder apresentar emendas que serão discutidas antes do projeto ir para o Plenário, o que só deverá ocorrer na semana seguinte, no dia 17 de janeiro, em reunião plenária agendada para às 14h30.  A votação do PLE da reforma administrativa se dará por maioria simples, ou seja, é necessário o quórum de 25 deputados estaduais presentes na sessão

Sobre à indicação da nova administradora do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, a sabatina também está marcada para o dia 17, às 10h, na Comissão de Justiça, em reunião presencial no auditório Ênio Guerra.

Além dos focos nas agendas emergenciais e estratégicas, o PLE propõe o aumento de 43% da gratificação das funções técnico-pedagógicas da rede pública estadual de ensino, que são os responsáveis pela gestão das escolas.

O teto para tais gratificações passa, conforme a proposta da governadora, de R$ 2,1 mil para R$ 3 mil. O texto prevê que o detalhamento dessas gratificações será normatizado via decreto, conforme cargos e critérios de porte da escola, por exemplo.

Pelo texto encaminhado à Alepe, o número de cargos comissionados passa dos atuais 2.612 para 2.780. Já as funções gratificadas para cargos em chefia, exercidas por servidores efetivos, sai de 9.218 para 9.308. Com as mudanças, o total de cargos de confiança e funções gratificadas será alterado de 11.830 para 12.088, representando um ajuste de 2,1% no organograma atual, mantendo a estrutura organização com as 27 secretarias.

Com a economia de R$ 150 milhões decorrentes do Plano de Qualidade do Gasto Público, o Governo do Estado prevê que  os R$ 25 milhões calculados como impacto financeiro anual com a Reforma serão absorvidos sem impacto fiscal. O valor representa  0,07% da Receita Corrente Líquida do Estado de Pernambuco em 2022.

ALTERAÇÕES

A Reforma Administrativa que será apreciada pelos parlamentares  tem como uma das alterações a criação das secretarias de Mobilidade e Infraestrutura e a de Recursos Hídricos e Saneamento. Na estrutura atual, uma só pasta reúne as ações de infraestrutura e acesso à água. A pauta do transporte público, antes vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), se une à Infraestrutura. 

Nesse sentido, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), o Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM) e a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) também serão deslocadas da Seduh para a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura.

Com foco em um programa mais articulado de prevenção aos desastres, a Defesa Civil também passa por alterações, conforme o projeto, sendo transferida da Casa Militar para a Secretaria de Defesa Social. O reforço nas estratégias de desenvolvimento regional e metropolitano será efetivado por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.

Fonte: Jornal do Commercio