O plenário da Casa Plínio Amorim de Petrolina-PE, teve um cheiro especial na sessão desta quinta-feira (11). De autoria dos vereadores Maria Elena (PRTB), Aero Cruz (PSB) e Ronaldo Cancão (PTB), o projeto de Lei que reconhece a manta caprina e ovina como patrimônio cultural e Imaterial da cidade foi apreciado e aprovado.
Após a aprovação, com 19 votos favoráveis dos vereadores presentes, o aroma da iguaria nordestina invadiu a Câmara de Petrolina em comemoração e um almoço foi servido aos presentes. O prato principal? Bode assado.
A manta é resultado de uma técnica de corte desenvolvida há várias gerações e resulta numa carne macia, desossada e típica da cultura local. O pesquisador da Embrapa Semiárido, Tadeu Vinhas, destacou que o reconhecimento através da Lei é um grande avanço para a cultura local.
“Os caprinos e ovinos fazem parte de nossa cultura, impulsionam a agricultura familiar gerando emprego e renda, aquecem o turismo gastronômico e além de estar presente nas nossas mesas. Este reconhecimento só vai colaborar com o desenvolvimento e a valorização”, pontuou. (Texto: Iara Bispo/Nossa Voz)