Alunos não conseguem diploma do ensino médio via nota do Enem; Inep diz que app está em desenvolvimento

0

Por decisão do Ministério da Educação (MEC) comunicada em maio do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou, após 9 anos, a ser aceito como certificado de conclusão da educação básica.

Alunos ouvidos pela reportagem, no entanto, queixam-se de não conseguir emitir o documento a tempo de efetuarem a matrícula na universidade. Segundo eles, o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) não responde às solicitações nem informa onde os certificados podem ser obtidos.

Ao g1, o órgão afirma que lançará um aplicativo até o início de março para que o procedimento seja digital. Como as matrículas ocorrem em fevereiro, as instituições de ensino serão avisadas dessa “pendência” de documento, diz o instituto. 

Funciona da seguinte forma: alunos com mais de 18 anos que não terminaram os estudos poderiam obter o “diploma escolar” caso tirassem mais de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 na redação.

Sem esse certificado, os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em qualquer vestibular não poderiam entrar na universidade. E é aí que surge a preocupação deles: em uma semana, as matrículas serão abertas, mas, até esta segunda-feira (26), o Inep não havia divulgado quais instituições poderiam emitir o documento.

Ou seja, os estudantes não conseguiam descobrir quais institutos federais e/ou secretarias de educação firmaram parceria com o Inep para gerar o “diploma”.

Ao g1, com exclusividade, o presidente do órgão, Manuel Palacios, afirmou que um aplicativo digital será lançado até o final de fevereiro, para que, em 2 de março, os alunos possam fazer a solicitação do certificado de forma on-line.

Como as matrículas já terão se encerrado, as universidades serão oficialmente avisadas de que esse documento só será apresentado posteriormente.

Fonte: G1