AMA reforça estratégias de arborização com distribuição e plantio de mudas em Petrolina

0

Nesta segunda-feira (20), o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA) de Petrolina, Marcelo Gama, participou do programa Nossa Voz para detalhar as ações da prefeitura voltadas à arborização do município. Entre os pontos discutidos, Gama destacou a meta de distribuição e plantio de mudas, os avanços obtidos e os desafios enfrentados para alcançar um impacto ambiental duradouro.

De acordo com Marcelo, o projeto de distribuição de mudas, iniciado no ano passado, tinha como objetivo a entrega de 50 mil unidades. Contudo, devido às restrições do período eleitoral, o volume ficou em 26 mil. “A expectativa agora, nesses primeiros 100 dias da segunda gestão do prefeito Simão Durando, é que possamos alcançar essa meta inicial, além de manter um trabalho contínuo de distribuição e plantio. Também queremos consolidar as parcerias firmadas anteriormente, como com a Agrovale, que tem sido uma aliada essencial para a arborização do município”, afirmou.

O projeto engloba não apenas a entrega de mudas, mas também iniciativas como o “Bora Arborizar” e o “Escola Amiga da Árvore”, que levam educação ambiental para instituições de ensino do município. Além disso, Gama destacou o levantamento realizado pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), da Univasf, que identificou as áreas mais quentes de Petrolina. O estudo será apresentado ao prefeito Simão Durando e a Univasf ainda em janeiro, com ações previstas para março.

“Esse trabalho do Nema foi muito bem feito. Eles mapearam os bairros mais quentes do município, inclusive por horário. A partir disso, vamos realizar o plantio de mudas nativas nessas áreas específicas, buscando reduzir as temperaturas locais e melhorar a qualidade de vida da população. É um processo que será planejado com muito cuidado e que contará com a colaboração do reitor Télio e de outros parceiros”, explicou Marcelo.

Entre as espécies de árvores distribuídas estão os ipês (amarelo, roxo, branco e rosa), pau-brasil, e a peruca, uma árvore semelhante ao pau-brasil, entre outras adequadas tanto para áreas urbanas quanto rurais. No entanto, Marcelo enfatizou a importância de um plantio responsável: “O Ipê Amarelo, por exemplo, é uma árvore de grande porte. Não recomendamos o plantio em calçadas, mas, se for feito, é necessário observar a existência de fiação ou tubulação subterrânea e buscar orientação técnica com a AMA para evitar problemas futuros.”

Gama também destacou o cuidado com as mudas plantadas. “Não basta apenas fazer o plantio, tirar uma foto e deixar as mudas abandonadas. Nós estamos contratando caminhões-pipa para garantir a manutenção dessas árvores. É um trabalho que exige atenção e continuidade. Além disso, muitas empresas têm adotado áreas públicas, como praças, para divulgar suas marcas enquanto ajudam na arborização e na irrigação das plantas.”

O presidente da AMA também anunciou o lançamento dos “Corredores Verdes”, que devem contemplar bairros como Vila Eulália, Mário Rodrigues e a Avenida dos Tropeiros. A ação visa criar espaços arborizados de forma planejada e sustentável.

Por fim, Marcelo refletiu sobre a importância de investir em espécies nativas e no impacto a longo prazo dessas ações:
“A gente tem acompanhado dos municípios que têm funcionado. Petrolina também tem feito um trabalho muito importante, mas porque você planta uma muda nativa hoje e só vai ver o resultado daqui a alguns anos, cinco ou seis anos. Isso demora muito tempo, demora muito tempo. A gente faz um plantio, faz a distribuição, mas infelizmente só vai poder ver esse resultado daqui a alguns anos.”