A Associação Comunitária Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho (AMEFAS) deu início à construção das cisternas de produção do Programa ‘Uma Terra e Duas Águas (P1+2) nos municípios de Casa Nova e Sento Sé, na Bahia. As tecnologias que estão sendo construídas são do tipo Calçadão e Enxurrada e têm capacidade para armazenar 52 mil litros de água.
A Associação é responsável pela construção de 46 cisternas nos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé, totalizando 138 unidades. Em Sobradinho, 28 cisternas já foram entregues e as demais estão em fase de construção. Junto com as cisternas, também estão sendo implementados projetos produtivos que permitem aos beneficiários do P1+2 desenvolver atividades voltadas à geração de renda e produção de alimentos para suas famílias como, por exemplo, a construção de uma horta, a melhoria de um aprisco ou qualquer outra atividade que possa ser desenvolvida ou que já esteja em andamento na propriedade.
O projeto tem como objetivo garantir a segurança hídrica e alimentar das famílias rurais, contribuindo diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar. Nesse contexto, a AMEFAS, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), reafirma seu compromisso com a promoção de melhores condições de vida no semiárido baiano.