Animais são roubados do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina

0

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina foi invadido nesta madrugada (21). Sob chuva intensa, os ladrões derrubaram parte do muro da instituição, invadiram o curral e roubaram alguns animais. Em entrevista ao Programa Nossa Voz, Marcelo Guimarães, coordenador do CCZ, afirma que os responsáveis serão localizados. 

“Já estamos com a nossa equipe fazendo a leitura destes animais, que são microchipados, para que possamos identificar na ficha quais fugiram e descobrir o provável responsável pelo dano ao patrimônio público”, contou Marcelo. 

Mesmo sendo o dono do animal, o ato é considerado como furto, já que ele estava sob responsabilidade do Centro. “Por mais que seja dele, o animal estava sob a tutela do município e precisaria cumprir o que estava na legislação para que pudesse ser devolvido”, explicou.

Marcelo Guimarães disse na entrevista que o CCZ é excecionalmente  invadido. “Há relatos de que algumas vezes donos de animais, pularam o muro para o curral, para poder cortar o rabo do animal e talvez até tentar incriminar a gente”. informou. 

Balanço 

Há pouco mais de um mês o  Zoonoses vem intensificando condutas contra  o desrespeito à vida animal, com multas efetivas e apreensão dos bichos.  “Há cerca de 40 dias intensificamos as apreensões de animais de grande porte do município, cobrando na íntegra, o valor que deve ser cobrado. Durante muito tempo, levamos a razoabilidade, em consideração a situação socioeconômica dos tutores desses animais”, emitiu o coordenador.  

As multas são cobradas a partir de 100 reais, caso o animal seja apreendido, pelo menos três vezes, esse valor pode chegar até 600 reais.

Marcelo Guimarães contou ao programa que as fiscalizações severas vem mostrando resultados positivos e fala da quantidade excessiva de animais criados de forma irregular na orla da cidade.“ O número de animais de grande porte criados na orla da cidade é muito grande. Tem muitos terrenos que são cercados, eles vem na cara dura, quebram muro e começam a criar esses animais como se fossem proprietários”, explicou.