Em um trabalho realizado a partir de denúncias, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) resgatou um cavalo com suspeitas de queimaduras na parte traseira. O animal foi levado para o CCZ e após o trabalho de triagem e medicação segue em estado estável.
Dentro das atribuições do CCZ, a retirada dos animais de pequeno, médio e grande porte têm sido recorrente na cidade. Além do abandono por donos, alguns apresentam maus-tratos, enfermidades e são encontrados em situações degradantes de saúde, sendo necessária a apreensão. Em situações que o dono é identificado, são lavrados autos e multas.
“O nosso trabalho do Centro de Zoonoses é para cuidar de animais com algumas doenças transmissíveis ao ser humano. Mas não podemos fechar os olhos e deixar de assistir animais como este cavalo, que estava com suspeitas de queimaduras, algumas feridas bem profundas. Vamos tentar identificar os culpados, junto a polícia civil, para que ele possa ser punido”, destaca o coordenador do CCZ, Kahel Neves.
Para a auxiliar administrativo, Carina Cassandra, o trabalho realizado pelo CCZ foi muito importante para garantir uma qualidade de vida melhor para o bicho. “Esse cavalo já andava pelo bairro há um tempo, e eu já tinha visto muitas pessoas postando fotos nas redes sociais, mas ninguém fazia nada por ele. Resolvi denunciar para o CCZ, pois ele estava muito machucado, aparentemente queimado, sofrendo muito naquele lugar. Agora eu fico feliz que ele estar em um lugar melhor e sendo bem cuidado e que o dono pague por todo mal que causou a essa vida”, destaca.