As reclamações de usuários de planos de saúde caíram pelo segundo mês seguido e chegaram a 30.706 em setembro, um recuo de 1,81% ante as 31.272 reclamações registradas em agosto deste ano, segundo análise do Estadão/Broadcast feita com base nos dados públicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No ano, esse é o segundo mês com o menor número de reclamações, perdendo apenas para fevereiro, em que foram computadas 28.384 reclamações.
Na comparação com setembro do ano passado, houve uma alta de 4,21% nas reclamações. No acumulado do ano, foram registradas 290.445 reclamações até setembro, uma alta de 13,09% em relação as 256.828 reclamações registradas no mesmo período de 2023. O número total de reclamações nestes nove primeiros meses do ano ainda supera o montante total de todo o ano de 2021, por exemplo, quando foram registradas 188.334 reclamações.
O cálculo tem como base as Notificações de Intermediação Preliminar (NIP), classificadas como reclamações pela ANS e um instrumento usado para intermediar e solucionar conflitos entre consumidores e prestadores de serviços antes que elas se transformem em disputas judiciais ou procedimentos mais complexos.
No momento em que um consumidor ou beneficiário enfrenta um problema com seu plano de saúde, por exemplo, uma negativa de cobertura para um procedimento médico, ele pode recorrer à ANS ou a outros órgãos competentes. A NIP é então emitida como uma forma de notificar formalmente a operadora do plano sobre a reclamação, dando-lhe um prazo para responder e resolver a questão diretamente com o reclamante
Fonte: Estadão