Anvisa proíbe comercialização de produtos Kinder importados da Bélgica

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta-feira (14/4), a comercialização de produtos da Kinder importados da Bélgica. A medida é preventiva porque o Brasil não comercializa produtos vindos do país europeu. A Anvisa publicou a decisão após os chocolates da marca serem motivos de polêmica depois de casos de salmonella.

Cerca de 57 pessoas, em sua maioria crianças de cinco anos de idade ou menos, adoeceram no Reino Unido após comerem o chocolate da marca Kinder. Elas foram infectadas com a bactéria. Desde então, alguns lotes do popular ovo Kinder estão sendo recolhidos no Reino Unido para evitar que o problema se agrave.

Em comunicado enviado à Anvisa, a Ferrero afirmou que iniciou o recolhimento dos produtos, que foram fabricados na Bélgica, em todos os países de destino. No entanto, de acordo com a marca, a contaminação não atinge produtos vendidos no Brasil.

A Anvisa informou ter efetuado a suspensão após receber alerta divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), que comunicou surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca produzidos na Bélgica.

Sem distribuição no Brasil

“Os produtos não chegam ao Brasil porque não fazem parte do catálogo da Ferrero do Brasil. Não há que se falar em “controle” do que não é importado. A decisão da Anvisa só corrobora uma atitude da companhia: a retirada dos produtos fabricados em Arlon, Bélgica, de circulação. Eles já foram retirados e nunca entraram no Brasil porque não são distribuídos no país pela Ferrero”, afirmou a assessoria da empresa.

A Ferrero ainda enfatizou que não houve contaminação na linha Kinder. O caso foi pontual.

A empresa reiterou ainda que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados exclusivamente em Arlon, Bélgica. A companhia não importou e não distribuiu esses produtos no Brasil.

(Metrópole)