Na terça-feira (17), Andrei, candidato do MDB à Prefeitura de Juazeiro, participou da rodada de entrevistas do programa “Nossa Voz” da rádio Grande Rio FM. Durante a entrevista, Andrei abordou questões cruciais para o município, incluindo saneamento básico, mobilidade urbana, gestão financeira e segurança pública, além de apresentar seu histórico profissional e político.
Críticas à atual administração e propostas para o Saneamento
Andrei, natural de Juazeiro e com experiência na Caixa Econômica Federal, criticou a atual administração sob a liderança da prefeita Suzana Ramos (PSDB). “A gestão atual está endividando Juazeiro e, com isso, a cidade está se tornando uma das mais endividadas do Brasil”, afirmou o candidato.
Ele destacou que a cidade enfrenta problemas significativos no saneamento básico e comprometeu-se a buscar soluções estruturais. “Nós precisamos resolver a questão do saneamento básico. É inaceitável que a população continue sofrendo com a falta de infraestrutura adequada”, declarou.
Em relação ao saneamento, Andrei detalhou que, se eleito, pretende criar a Secretaria Municipal de Projetos, Obras e Estratégias para buscar recursos junto aos governos federal e estadual. “Durante a conversa com o governador Jerônimo Rodrigues, um dos problemas que ele notou foi a situação dos nossos riachos e canais a céu aberto. Ele pisou literalmente na lama no Riacho do Macarrão e se comprometeu a ajudar na busca de soluções”, relatou.
Esporte e Transporte Público
Andrei abordou a falta de incentivos ao esporte, prometendo fortalecer o setor com a criação do Conselho Municipal de Esporte e a implantação de academias ao ar livre nas praças da cidade. “O esporte é fundamental para a saúde e o bem-estar da população. Vamos criar condições para que os jovens e adultos possam praticar esportes com qualidade. O esporte não será para a juventude, mas também para os nossos idosos. Nas nossas praças vai ser obrigatório a implantação de academia ao ar livre e também vamos fortalecer os jogos escolares”, disse.
Ele também falou sobre o transporte público, afirmando que, se a empresa responsável pelo sistema atual não se adequar, será substituída. “Juazeiro merece um transporte público eficiente. Se a empresa que opera o sistema atualmente não melhorar, nós vamos buscar alternativas”, garantiu.
Revisão do plano diretor e mobilidade urbana
Andrei também criticou a defasagem do Plano Diretor de Juazeiro, afirmando que o documento está ultrapassado há mais de 20 anos. “O Plano Diretor precisa ser revisado para que possamos discutir o futuro da cidade com a população. Não é sobre a minha visão de mundo, mas sobre a visão da população”, declarou.
Ele prometeu revisar o plano e realizar um programa de pavimentação mais eficaz. “Temos um compromisso de pavimentar 400 ruas em Juazeiro, tanto na sede quanto no interior. Existem ações de engenharia de tráfego para otimizar o uso das nossas vidas, eliminado os pontos de congestionamento”, disse.
Sobre mobilidade urbana, Andrei destacou a importância de um planejamento profissional. “Nós temos espaços para fazer as rotatórias, que são simples e baratas com gestão. No entanto, precisamos trazer para Juazeiro engenheiros de tráfego e abrir concursos para essa área. O trânsito deve ser tratado com profissionalismo, não baseado em achismos. Juazeiro não suporta mais a falta de profissionalismo e precisa de soluções técnicas e bem planejadas”, afirmou.
Ele também prometeu criar ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade. “Juazeiro não tem ciclovias e ciclofaixas. Vamos implementar essas infraestruturas para estimular uma vida mais saudável e melhorar a mobilidade”, disse.
O candidato também abordou a questão da acessibilidade. “Juazeiro precisa cumprir a lei de acessibilidade, começando pelo próprio município. Devemos garantir que todas as pessoas, incluindo as com deficiência, possam se locomover pela cidade com facilidade”, declarou.
Travessia Urbana
Questionado sobre a continuidade da obra da Travessia Urbana, Andrei criticou a administração atual pela gestão da obra de mobilidade urbana. “O Ministro dos Transportes virá a Juazeiro esta semana para falar sobre a obra, que começou e será concluída no governo Lula. É importante esclarecer que o presidente Lula e o Ministro dos Transportes são responsáveis por essa obra, não a administração municipal atual, que não aportou recursos. O que está sendo feito é obra do governo federal, e nós mostraremos ao povo de Juazeiro que a obra será acelerada e gerida de forma eficiente em nosso governo”, afirmou.
Ele também criticou o andamento da obra e prometeu melhorias. “A forma como a obra está sendo realizada está inadequada. O trânsito não está qualificado e não há um ordenamento correto. Vamos corrigir esses problemas e melhorar a mobilidade urbana de Juazeiro”, garantiu.
Andrei anunciou planos para construir marginais ao longo dos riachos para melhorar a mobilidade na cidade. “Vamos construir marginais ao longo dos nossos canais e riachos para facilitar a mobilidade urbana”, concluiu.
Segurança Pública e Iluminação
Na área de segurança pública, Andrei ressaltou que, embora a responsabilidade principal seja do governo estadual, a prefeitura pode contribuir significativamente. “Vamos transformar a Guarda Municipal em uma espécie de PM Municipal, valorizando os profissionais e melhorando as condições de trabalho”, explicou.
Ele criticou a falta de manutenção no sistema de videomonitoramento da cidade, prometendo requalificá-lo e ampliar o uso de tecnologia. “O sistema de videomonitoramento em Juazeiro está abandonado há quatro anos. Vamos utilizar o reconhecimento facial para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e veículos roubados”, afirmou.
Andrei também destacou a importância da iluminação pública para a segurança: “Juazeiro está escura, e a escuridão traz insegurança. Ninguém está trocando as lâmpadas na cidade, e isso precisa mudar”.
Sobre a Escolha do Vice-prefeito
O candidato também comentou sobre sua aliança com Tiano Félix, ex-vereador e militante do PT, que será seu vice na chapa. “Tiano é uma pessoa séria, correta e comprometida com seu trabalho. Ele é um exemplo de homem público e trará forças que talvez eu não consiga ter sozinho. Juntos, Andrei e Tiano, vamos realizar a transformação que Juazeiro tanto necessita”, afirmou.
Nesta quarta-feira (18), Márcio Jandir participará da rodada de entrevistas para a Prefeitura de Juazeiro. Na quinta-feira (19), será a vez de Suzana Ramos (PSDB). O candidato Celso Carvalho (PSD), que estava agendado para o início da série de entrevistas, não compareceu.