A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquistou, neste domingo (8), o tricampeonato do Brasileiro de Atletismo Paralímpico, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Na classificação geral, a equipe do Sertão de Pernambuco somou 577 pontos, desbancando a equipe do SESI-SP, vice-campeã com 329,50 pontos.
Com uma campanha impressionante, a APA assumiu a liderança do campeonato já na sexta-feira (6), primeiro dia de provas, e manteve o alto nível de desempenho nos dias seguintes. No total, a equipe pernambucana conquistou 57 medalhas, sendo 19 de ouro, 29 de prata e 9 de bronze.
“Este título é muito especial para todos nós. É fruto de muita dedicação, superação e união. Quero parabenizar cada atleta que deu o seu melhor, cada técnico que planejou e orientou com excelência, e todo o nosso staff, que esteve ao nosso lado garantindo que tudo funcionasse. É um momento de grande alegria e orgulho para a APA, Petrolina, Pernambuco e o Nordeste. Somos tri!”, vibrou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.
Durante a comemoração, o diretor-executivo Natanael Barros também expressou sua satisfação com o resultado.
“Ser campeão nacional por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024) consolida nossa equipe como uma das maiores potências do atletismo paralímpico brasileiro. Estamos muito felizes e orgulhosos. Agora é hora de comemorar e seguir trabalhando por novas conquistas”, destacou.
A APA Petrolina contou com uma das maiores delegações do campeonato. Foram 44 atletas, além da comissão técnica e staff, totalizando mais de 60 integrantes.