Apac confirma registro de granizo em Petrolina

0

Após dias de calor intenso, a chuva atingiu Petrolina, no Sertão de Pernambuco, no sábado (7), e veio acompanhada de granizo em áreas da zona rural. A ocorrência foi confirmada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), após registro no Projeto N3.

Segundo a Apac, foram registrados 39 milímetros de chuva em Petrolina nas últimas 12 horas. Ainda de acordo com o órgão, a maior chuva no Sertão pernambucano foi registrada no município de Lagoa Grande, que acumulou 56,7 milímetros, o maior volume da região no período.

A meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes, explicou que a formação do granizo está relacionada às condições atmosféricas registradas nos últimos dias.

“Nos últimos dias tivemos um calor elevado e, quando há a combinação de um sistema meteorológico com calor e grande umidade, o granizo pode se formar rapidamente dentro da nuvem. Quando ele cai, não há tempo para descongelar. Havia a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que causa instabilidade nas suas bordas. Sempre que esse sistema ocorre, pode haver chuvas intensas e também queda de granizo”, explicou a meteorologista.

A Apac já vinha alertando desde o dia 6 de fevereiro para a possibilidade de chuvas mais intensas. A previsão se confirmou e Pernambuco passou a registrar volumes significativos de precipitação, como mostram os mapas de acumulado das últimas 24 horas divulgados pelo órgão.

De acordo com a agência, a combinação de um cavado (área de baixa pressão) com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue mantendo o tempo instável em todo o estado. A previsão é de pancadas de chuva moderadas, com atenção redobrada para as regiões do Agreste e do Sertão, onde os volumes podem ser mais expressivos.