Apagão nacional deixa 600 mil pessoas sem energia em 60 cidades de Pernambuco, Petrolina fica fora da lista

0

Cerca de 600 mil pessoas em 60 cidades de Pernambuco ficaram sem energia na madrugada desta terça-feira (14), de acordo com a Neoenergia, responsável pelo abastecimento no estado. O apagão foi registrado em, pelo menos, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em Pernambuco, o apagão aconteceu entre 0h31 e 1h10. Ao todo, 19 subestações de energia foram impactadas, o que provocou a interrupção do fornecimento de energia.

Olinda foi uma das cidades no Grande Recife onde o apagão foi registrado. O técnico em eletrônica Emerson Cordeiro, morador do bairro de Jardim Fragoso, contou ao g1 que ficou surpreso com a falta de energia.

“Foi inesperado, fiquei sem entender , pois geralmente só falta mais energia quando está chovendo. Eu pensei que fosse voltar rápido, mas durou em torno de 30 a 40 minutos”, afirmou.

Ele também disse que, a príncipio, pensou que a falta de energia fosse só na região onde mora. Depois entendeu que havia presenciado um apagão com abrangência nacional.

Segundo o governo federal, o apagão foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, afetando o Sistema Interligado Nacional (SIN). Além de Pernambuco, houve falta de energia no Distrito Federal e nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que:

  • “ocorreu perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, com desligamento de cerca de 10.000 MW de cargas”;
  • “a ocorrência teve início em incêndio em reator na Subestação de Bateias (Paraná) que desligou toda a subestação de 500 kV”;
  • “o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada, logo nos primeiros minutos, sendo que até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro – Oeste foram restabelecidas”.

O MME vai fazer uma reunião com os principais agentes envolvidos para identificar as causas do apagão. Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá iniciar a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira (17).

Fonte: G1