O clima é de tranquilidade no segundo turno das eleições em Pernambuco, ao menos é o que registra a Secretaria de Defesa Social do Estado nas primeiras horas deste domingo (30).
De acordo com o secretário da pasta, Humberto Freire, apenas duas ocorrências foram registradas nesta manhã de votação.
“Terminamos a reunião de avaliação e os números parciais mostram muita tranquilidade, confirmando o que aconteceu no primeiro turno e também o que vem acontecendo desde a sexta-feira quando iniciamos a operação segundo turno”, comentou Humberto, em coletiva de imprensa.
Ainda de acordo com o secretário, da última sexta-feira (28) até a manhã deste domingo (30), apenas sete ocorrências eleitorais, com duas pessoas conduzidas, foram contabilizadas.
“Hoje apenas duas ocorrências e a principal que acontecia em outros pleitos, que era a boca de urna, temos apenas um caso”.
O balanço apresenta também um confronto entre dois eleitores, que entraram em luta corporal, mas que foram conduzidos à delegacia. Um eleitor de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife foi flagrado tentando fotografar seu voto e foi autuado. O restante dos chamados é de perturbação da paz.
No pleito de 2018, cerca de 50 ocorrências foram registradas somente no domingo, apontando uma redução de 90% dos registros. Os balanços são atualizados a cada 30 minutos, com as ocorrências e com a natureza dos chamados.
Pós-eleição
Humberto Freire ressaltou também que o planejamento do esquema de segurança no Estado para as eleições deste domingo, vai seguir até as festas das vitórias dos respectivos candidatos à presidência do Brasil e às candidatas ao governo de Pernambuco.
“Estamos focados e seguiremos por todo o dia com o nosso efetivo. Temos um planejamento específico não só para o dia de hoje, mas também para o pós-eleição, na totalização dos votos e também nas festas da vitória que naturalmente sairão do grupo do presidente que for eleito, da governadora que for eleita. A gente vai garantir todo esse exercício democrático para que a gente tenha a eleição mais pacífica da história do nosso Estado”. (Folha PE)