Os trabalhadores em educação de Juazeiro e das demais delegacias e núcleos da Bahia escolhem nesta segunda e terça-feira (15 e 16/05) suas novas diretorias. O mandato é de quatro anos e em Juazeiro a eleição tem chapa única. Podem votar todos os profissionais de educação da rede pública municipal e estadual que forem filiados à entidade há no mínimo seis meses, ativos ou aposentados. Quem estiver afastado por licença ou férias também pode votar em seu local de trabalho ou na sede do sindicato. As urnas estão dispostas nas escolas da sede e interior, além do auditório da APLB Sindicato na Rua Cícero Feitosa, no bairro Alagadiço.
O atual diretor da APLB Sindicato Gilmar Nery, que concorre a mais quatro anos de gestão, disse que houve grande participação dos trabalhadores em educação que se dirigiram aos locais de votação para contribuir com o pleito. “Queremos agradecer o sucesso com votação expressiva dos trabalhadores que aderiram a um projeto de luta e responsabilidade que a APLB tem com seu filiado e asseguramos que continuaremos firmes, sempre ao lado do trabalhador sem abrir mão dos nossos direitos”, ressaltou.
A votação continua nesta terça-feira na sede e interior de Juazeiro com as urnas itinerantes, assim como nos municípios de Senhor do Bonfim, Sobradinho, Abaré e Curaçá que compõem os núcleos da delegacia do Baixo/Médio São Francisco.
Dentre as propostas da chapa estão: manter a austeridade da administração garantindo o equilíbrio financeiro na aplicação correta dos recursos; manter o seu quadro jurídico ampliado para atender às redes municipal e estadual, além dos núcleos; continuar mantendo em dia o pagamento dos convênios como Unimed e Servdonto; manter o setor de assistência e atenção ao aposentado; manter o projeto APLB Itinerante; ampliar os serviços prestados através dos convênios e buscar novas parcerias; ela orar e começar a agenda de fiscalização das condições de trabalho nas escolas; fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb através da participação nos conselhos; fiscalizar a administração dos recursos do IPJ através da atuação dos conselhos; acompanhar o cumprimento das metas do PNE, PEE e o PME (Plano Municipal de Educação).
É importante lembrar a todos que a APLB Sindicato é uma referência no movimento sindical em nível regional, estadual e nacional e sua trajetória de luta sempre foi pautada na defesa dos direitos dos trabalhadores em educação. A unidade e a força da categoria devem ser manifestadas nesse momento porque é na diversidade de ideias que se constrói a democracia.
“A apuração dos votos acontece assim que encerrar o horário de votação que é às 18h consagrando e consolidando essa eleição que é muito importante para o movimento sindical para aluta dos trabalhadores em educação da nossa regional Norte. Afinal, somos APLB com orgulho de quem luta e conquista”, concluiu Gilmar Nery. (Ascom/APLB)