Aplicativo fará ranking dos vereadores de Petrolina: ” A plataforma vai trazer mais transparência para o cidadão”, diz Vanderley Gondim

0

Um aplicativo desenvolvido Vanderley Gondim, professor do IFSertãoPE permitirá identificar as ações dos vereadores nas casas legislativas, a prática começará por Petrolina. 

“Já venho trabalhando há dois anos nesta plataforma. Como cidadão percebi que havia a necessidade de estreitarmos a relação entre cidadão e vereadores. A gente ver comentários nas redes sociais que informam quais são os piores vereadores da câmara, com isso, a plataforma vem para trazer clareza e mais transparência para a população”, afirmou Gondim. 

O aplicativo foi lançado nesta terça-feira (31), no sexto seminário de cidades inteligentes do Vale de São Francisco, com uma repercussão muito positiva. Essa plataforma inédita no Brasil busca melhorar a relação entre o cidadão e os vereadores, visando mais clareza e transparência nas ações dos parlamentares.

Os critérios utilizados para identificar o desempenho dos vereadores incluem o combate à corrupção, o combate ao desperdício e a capacitação. A plataforma pontuará mensalmente os vereadores com base nesses critérios, gerando um ranking.

Wanderley Gondim, destacou que a plataforma é alimentada com informações do TRE e da Câmara de Vereadores, tornando-a aberta e auditável. “Os dados vêm do TRE e da Câmara de Vereadores. Além disso, não tem investimento externo, é muito do nosso bolso. Nós temos um grupo de trabalho que são pesquisadores, doutores na área de Gestão Pública que fazem análises dos projetos e das ações desses vereadores para que possa trazer uma leitura mais transparente” .

O Professor Wanderley Gondim mencionou que estão trabalhando em futuras versões da plataforma, incluindo uma rede social para avaliar os vereadores e a incorporação de Inteligência Artificial para automatizar o processo de pontuação.

“Essa primeira versão será mais leve e enxuta, mas na segunda versão vamos inserir uma rede social que o cidadão pode dar o like ou deslike no vereador, vai gerar estrelinhas que vão avaliar esse vereador de 1 a 5. Na terceira versão, vai estruturar inteligência artificial que já pega a informação do TRE e do site da Câmara, faz todo o processo automaticamente, no caso não precisa das estrelinhas, vai ter como barrar os bots, porque será o like associado ao CPF”, pontuou. 

A expectativa é que essa plataforma promova uma maior participação dos cidadãos na avaliação do trabalho dos vereadores e contribua para uma relação mais transparente e responsável entre a população e seus representantes políticos.”Em Petrolina são 23 vereadores para a população avaliar no ranking. A gente só está finalizando a parte de validação para que essa plataforma possa ser aberta para o público. Além disso, tem 5.570 cidades do Brasil que vão poder utilizar isso”, explicou.