Aplicativos criam alerta de velocidade para tentar reduzir quedas e colisões de motos

0

O crescimento assustador de quedas e colisões de passageiros e condutores de motos – associado diretamente à explosão do serviço de aplicativos de transporte de passageiros com motos, como Uber e 99 Moto – parece que começou a incomodar, também, as plataformas.

No fim de agosto, a 99 anunciou a criação de um sistema de alerta de velocidade para as viagens realizadas pelo app 99 Moto. A inovação é uma tentativa de reduzir os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT) e está sendo implementada nas principais cidades brasileiras, entre elas Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e a Grande São Paulo – vale destacar que o serviço de moto foi proibido na capital São Paulo.

A nova funcionalidade alerta os motociclistas das categorias 99 Moto e Entrega Moto se eles ultrapassarem o limite de velocidade. Batizada de Alerta de Velocidade, a inovação funciona como um velocímetro no aplicativo que vai mostrar a velocidade em tempo real e emitir avisos aos condutores caso o limite seja excedido.

Se o condutor ultrapassar o limite máximo de velocidade permitido, recebe uma primeira notificação sonora e visual no app. Se estiver 20% acima da velocidade autorizada na via, o aviso fica ainda mais intenso. O recurso fica permanentemente ligado durante as corridas e será gradualmente ativado à medida em que os motociclistas atualizarem o app.

“Diversas pesquisas nacionais e internacionais comprovam que o controle da velocidade é um fator fundamental para mais segurança no trânsito. E, para as categorias de moto, é um fator crítico para a prevenção de incidentes”, afirmou o diretor de Qualidade e Segurança da 99, Igor Soares, destacando que a plataforma tem outros 50 recursos de proteção que fazem com que 99,9% das corridas sejam concluídas sem ocorrências.

EXPLOSÃO DE QUEDAS E COLISÕES COM MOTOS ASSUSTAM
Apesar do novo dispositivo de controle de velocidade da 99 Moto, a explosão de quedas e colisões com motos é assustadora. E se confirma nos números do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Mais uma vez.

Foram 2.464 casos a mais de atendimentos a ocupantes de motos – condutor e passageiro – nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife em 2023. A comparação é com o ano de 2022.

Somente na capital pernambucana, foram registrados 1.322 atendimentos a mais no mesmo período. Quando o recorte é comparado com o ano de 2021, os números são ainda mais impressionantes. A RMR registrou, em 2023, 3.048 casos a mais, enquanto a capital pernambucana teve quase dois mil casos a mais (1.879).

Fonte: JC