Após casos positivos na UPA de Juazeiro, funcionária denuncia negativa da Secretaria de Saúde em testar demais profissionais

0
(Foto: Reprodução)

Após a confirmação de contágio pelo novo coronavírus do diretor médico da Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, Carlos Viana Tanury Júnior, uma funcionária do local está cobrando mais atenção da gestão municipal.

Em um email encaminhado ao Nossa Voz, a profissional de saúde revelou que não apenas o Dr. Tanury Júnior, mas outras pessoas também testaram positivo para a Covid 19. Mesmo assim, não haverá testagem dos demais trabalhadores. Nesse contexto, vale a pena ressaltar que a UPA é referência no atendimento aos pacientes que apresentam complicações causadas pela doença.

Ainda de acordo com a funcionária, que prefere não ser identificada, além dos integrantes do administrativo, outros setores também tiveram integrantes positivados. “Venho demostrar minha indignação a respeito da coordenação da UPA de Juazeiro. Como foi noticiado nos blogs dos dois municípios, o diretor médico Dr. Carlos Viana Tanury Júnior testou positivo para COVID, juntamente com o diretor administrativo da unidade. Tendo outros funcionários que testaram positivo e alguns que ainda aguardam resultado”.

Não haverá nova testagem

Mesmo diante do quadro apresentado, a profissional aponta que os colegas que tiveram contato com os casos positivos não foram investigados quanto à possibilidade de contágio. “Os demais funcionários foram informados pela coordenação que não serão testados. Isso nos causa indignação, pois sabemos que o teste não salva e nem cura. Mas, queremos e merecemos respeito por parte da administração do município”.

Por fim, a funcionária da Upa de Juazeiro questiona os cuidados com os trabalhadores divulgados pela Secretaria de Saúde. “Tanto se fala em linha de frente, mas não existe valorização nem de quem cuida dos outros, imagine valorização da população. Vamos dar publicidade pra ver se essa gestão tem uma resposta pra vocês. Porque pra nós essa já conhecemos”.

Secretaria de Saúde se pronuncia

A redação do Nossa Voz entrou em contato com a assessoria de comunicação da SESAU, que através de nova encaminhou os seguintes esclarecimentos:

“A Secretaria da Saúde informa que os dois profissionais que foram diagnosticados com COVID 19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão afastados das suas atividades técnicas desenvolvidas na unidade. A SESAU informa ainda que todos os profissionais da rede municipal de saúde que tiveram a doença foram afastados de suas atividades e só retornaram quando clinicamente recuperados.

A SESAU ressalta que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) estão assegurados a todos os profissionais que estão atuando no combate à COVID 19. Com isso, profissionais da UPA, SAMU, Hospital Materno Infantil, Unidade Pediátrica, Atenção Básica e Vigilância em Saúde recebem os EPI’s diariamente para exercerem suas atividades com proteção e segurança.

Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas preventivas. Desde março vem capacitando os profissionais para atuar frente a essa doença. Todos os profissionais da rede estão preparados tecnicamente e com EPI’s de segurança para exercerem suas atividades nas unidades”.