Após chuvas, sistemas de esgotamento sanitário estão sobrecarregados

0

A Compesa informa que, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias em Petrolina, os sistemas de esgotamento sanitário estão sobrecarregados, ocorrendo assim, o aumento das solicitações por serviços de manutenção nas redes coletoras de esgoto. O problema decorre pela ausência e/ou deficiência do sistema de drenagem de água pluvial, cuja competência é do poder público municipal, fazendo com que a água da chuva seja direcionada para as redes de esgoto, de forma indevida.

A Companhia destaca que é fundamental, em condições normais, em períodos sem chuvas intensas, que a população colabore adotando alguns procedimentos, como não lançar óleo de cozinha e gordura pelos ralos, não jogar lixo nos vasos sanitários e ainda não mexer ou retirar as tampas dos poços de visita (equipamentos por onde são realizados os serviços de manutenção), pois ao abrir esses equipamentos, ocorre o carreamento de areia, entulhos, e outros tipos de materiais inapropriados. O problema se agrava ainda mais quando ocorrem ligações clandestinas entre a rede de esgotos e a rede de drenagem de águas pluviais, uma prática que aumenta muito o risco de extravasamentos, pois sobrecarrega a capacidade das tubulações do sistema. 

A Compesa alerta, ainda, que as tubulações obstruídas provocam o retorno do esgoto para as ruas, calçadas e para dentro dos imóveis e que o pleno funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário passa pela disposição de todos na adoção de boas práticas no dia a dia. Os moradores devem comunicar a necessidade dos serviços de manutenção de esgoto por meio do canal de atendimento 0800 081 0195.

(Ascom Compesa)