O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o a Pasta tem avaliado a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras. Segundo o ministro, em declaração dada nesta quarta-feira (25), Bolsonaro comparou o uso das máscaras a silenciar as pessoas.
“A recomendação do Ministério da Saúde têm sido de conscientizar as pessoas e não ficar mutando (silenciando) as pessoas. Não queremos criar imposições para as pessoas. Queremos cada um dos brasileiros aliados ao Ministério da Saúde para que consigamos vencer a pandemia. Não adianta só ficar mutando uma pessoa específica, as condutas têm de ser insonômicas”, afirmou Queiroga em evento promovido pela XP Investimentos.
Queiroga ainda demonstrou preocupação sobre a desobrigação do uso de máscaras diante do avanço da variante Delta. No entanto, o ministro disse que avalia a medida. “Presidente me pediu que eu estudasse o assunto, a área técnica do ministério está fazendo estes estudos”, completou.
O ministro ainda destacou que os países que tentaram flexibilizar o uso de máscaras tiveram que recuar após o avanço da variante Delta.