Após suspensão do Vereador Amadeus dos Santos, foragido da PF, Anderson da Iluminação (PP) assumirá a vaga no Legislativo Municipal de Juazeiro

0

A vaga do vereador Amadeus dos Santos na câmera Municipal de Juazeiro vai para o deputado Anderson da iluminação (PP), segundo foi divulgado pelo Blog local Preto No Branco.

Amadeus dos Santos foi suspenso das atividades parlamentares, por tempo indeterminado, (PP) pela câmera Municipal de Juazeiro, com base na lei orgânica municipal.

Nesta segunda-feira (24), o Conselho reuniu-se com a delegação Legislativa, a Assessoria Jurídica e os vereadores para tomar as providências previstas na lei de bases do município.

A decisão foi tomada após novo mandado de prisão preventiva contra Amadeus dos Santos, alvo da Operação Astraea da Polícia Federal e do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA.

Na última sexta-feira (21), a Polícia Federal informou o parlamentar sobre um novo mandado de prisão contra ele.

O comentário deve ser publicado no diário Oficial.

Após o recesso de julho, Anderson da Illuminason assumirá assim que a câmera Municipal reabrir no dia 1º de agosto.

O candidato do PP, a vereador Anderson da iluminação recebeu 1.566 votos e foi vice-presidente da câmera de Juazeiro nas eleições de 2020.

Outra informação que encontramos foi sobre os salários dos parlamentares suspensos. Segundo fontes do PNB, Amadeus dos Santos receberá a renda proporcionalmente até essa segunda-feira (24), quando foi oficialmente suspensa.

Em seu segundo mandato, Amadeus conquistou 2.315 votos na última eleição e faz parte da base aliada do prefeito Suzana Ramos.

Operação Astreia

Alvo da operação Astrea da polícia Federal e do Ministério Público do GAECO, o advogado Amadeus é suspeito de envolvimento com organização criminosa especializada em tráfico de drogas, tráfico de armas e homicídio. que atua nos estados da Bahia e Pernambuco.

O vereador chegou a ser preso na manhã do último dia 14, durante a terceira fase da operação ‘Astreia’, e liberado no dia 15 após uma decisão do juiz Eduardo Padilha. No entanto, a decisão foi revogada no último dia 20 pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

“O novo mandado de prisão preventiva foi decretado ontem, dia 20/07, em decisão liminar proferida pela Segunda Câmara Criminal – 2ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia. A determinação acatou medida cautelar do MP contra decisão de primeira instância que, atendendo recurso interposto pela defesa de Amadeus dos Santos, concedeu alvará de soltura, sob a condição de pagamento de fiança e outras medidas cautelares diversas da prisão preventiva”, informou a PF.

O vereador é pai de Manoel Luiz dos Santos Neto, 26 anos, que segundo as apurações da Polícia Federal, é o chefe da organização criminosa. Amadeus supostamente integra o núcleo financeiro do grupo e manteve vultosa quantia, cerca de R$ 400 mil, com a finalidade de ocultar e dar aparência de licitude a valores advindos da atividade ilícita do grupo criminoso, além de servir como um seguro para pagamento de despesas com eventual prisão.

A PF informou ainda que “durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na deflagração da Operação Astreia 3, Amadeus dos Santos promoveu embaraço à investigação, ao tentar destruir provas. Além disso, foram apreendidos em sua residência drogas e documento falso”.

Manoel Luiz está preso no município de Aracajú-SE, onde foi capturado em uma mansão no último dia 20 de junho, durante a primeira fase da “Operação “Astreia”.

Fonte: Blog Preto no Branco