O objetivo do programa é ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens em situação de vulnerabilidade social. As inscrições serão realizadas presencialmente entre os dias 26 e 31 de maio, na sede da SMJ, localizada no antigo Paço Municipal, Praça Barão do Rio Branco, Centro, das 8h às 18h (no sábado, das 8h às 14h).
Ao todo, 120 bolsas serão distribuídas igualmente entre dois grupos: 60 vagas para estudantes egressos do Ensino Médio e 60 para alunos concluintes em 2025. A novidade deste ano é a oferta de cotas, com vagas reservadas para pessoas negras (30%), PCD’s (5%), além de trans e travestis (5%).
Podem participar estudantes do 3ª ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído em escolas públicas de Juazeiro, desde que estejam inscritos no CadÚnico e possuam renda per capita de até um salário mínimo (R$ 1.518,00). A seleção será feita com base na análise do histórico escolar dos candidatos.
“O histórico de aprovação de estudantes do Aprova Juazeiro só confirma que a juventude quer estudar, quer ter uma profissão e nós estamos aqui pra contribuir com isso, nos preocupando especialmente com a parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade e por isso acaba tendo mais dificuldade de chegar à universidade”, afirmou Érica Daiane, secretária municipal da Mulher e Juventude.
O resultado final será divulgado no dia 6 de junho e os candidatos selecionados deverão assinar o termo de compromisso entre os dias 9 e 11 de junho, também na sede da Secretaria.
O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município disponível aqui. Outras informações sobre o processo seletivo também podem ser consultadas através do email: aprova@juazeiro.ba.gov.br.