Araripina decreta toque de recolher e veta venda de bebidas para evitar aglomerações

0
Foto: Reprodução/Instagram

Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Araripina Raimundo Pimentel realizou uma coletiva de imprensa, transmitida pelo seu Instagram e redes sociais oficiais do governo. O objetivo foi esclarecer a situação da cidade em relação ao coronavírus e fez uma avaliação do número de casos diários: “desde a segunda semana de julho, estão sendo 30, 35 novos casos e dessa terça (28) para hoje quarta (29), foram mais 51 casos”, analisou.

Pimentel adiantou que a prefeitura está se mobilizando para aquisição de novos leitos de UTI, já que a demanda está muito alta. Os leitos serão administrados pela Instituição Medianeiras da Paz. No plano do governo no combate ao coronavírus, está a ampliação da equipe de fiscalização através de treinamentos específicos. Novos profissionais devem atuar em Unidades de Saúde e no comércio.

O prefeito negou as informações de que o comércio seria fechado, mas divulgou novas medidas a partir desta quinta-feira (29), em um novo decreto municipal. “Não estamos tomando medida nenhuma de fechamento do comércio, que tem sido muito sacrificado e já está dando uma cota de contribuição muito grande. Não adianta fechar o comércio, os médicos e enfermeiros, os profissionais de saúde, ali arriscando sua vida para no final de semana, o camarada promover festinhas, para mil ou quinhentas pessoas com paredão. Vamos cumprir o decreto do estado e fiscalizar com mais rigor”, disse o prefeito.


Para os próximos 15 dias, 3 medidas devem impactar a região, segundo o prefeito: A primeira delas, é o fechamento da Feira do Rolo, no bairro Planalto, denunciado pela população por aglomerar pessoas diariamente; A segunda, é o toque de recolher, que começará as 21 horas, a partir desta quinta-feira (29), inclusive os comércios essenciais, somente estarão abertas as unidades de saúde, e a terceira medidas é a suspensão da venda de bebidas alcoólicas em todo o município, segundo ele, para evitar mais casos de contaminação, acidentes e aglomerações.Araripina chegou a 595 casos da Covid-19 no Boletim dessa terça-feira (28), 254 pessoas apenas tiveram cura clínica, a cidade contabiliza 14 mortes, 62 pessoas estão em observação e 327 pessoas estão em tratamento, inclusive alguns pacientes estão entubados em situação gravíssima.