As Genealogias de João Barracão e Clementino Coelho Hoje em Petrolina

0

O empresário Luizinho Barracão (em primeiro plano nesta foto ladeado por Guilherme Coelho) é neto do ex-prefeito de Petrolina, João Barracão, que governou a cidade de 1948 a 1952.

A família Barracão dividia, em meados do século passado, a política local com a família Coelho. As disputas municipais eram acirradas e a divisão dos votos era notável, tanto em Petrolina quanto nas eleições para o governo e deputados de Pernambuco.

Em 1947, o Coronel Quelê, chefe do partido coelhista, contribuiu para eleger seu filho, Nilo Coelho, como deputado estadual. Em 1959, João Barracão, com a ajuda de amigos, elegeu seu filho, Antônio Barracão, como deputado estadual. Naquela pequena Petrolina, as disputas frequentemente resultavam em desavenças e trocas de “tabefes” entre militantes mais apaixonados e radicais.

Hoje, Guilherme Coelho, filho de Osvaldo Coelho e neto de seu Quelê, Clementino Coelho, mantém relações republicanas e de comunhão ideológica com Luizinho Barracão. As rixas e disputas em campos opostos são apenas uma memória do passado.

Luizinho e Guilherme, netos de homens históricos do vale sanfranciscano, são empresários com a mesma visão no agronegócio. Guilherme Coelho, ex-prefeito por duas vezes e vice-prefeito uma vez, continua envolvido com política e eleições. Luizinho Barracão, herdeiro nos negócios do poderoso João Barracão e amigo pessoal de Guilherme Coelho, mantém-se focado em seus empreendimentos em Petrolina e no interior da Bahia.

Ele é bem-sucedido no agronegócio com a Fazenda Tapuio em Petrolina e em Jaguarari-BA, além de negócios urbanos como o Hotel Costa do Rio, o Empório Barracão e o Antonius Restô, um restaurante badalado de Petrolina. Guilherme é entusiasta de uma possível vida pública e ação política do amigo Luizinho.

Nas entrelinhas, tudo é possível na política, especialmente com o convite de Guilherme a Luiz Barracão para filiar-se ao PSDB, do qual Guilherme é presidente. Veremos o que o futuro reserva.