Assembleia delibera sobre contraproposta de reajuste e Sindsemp assegura pagamento na folha de fevereiro

0

Em uma nova Assembleia Geral, os servidores públicos municipais de Petrolina aprovaram, na manhã desta sexta-feira (09), a contraproposta do Executivo Municipal com os percentuais de reajuste da categoria. A reunião ocorreu no auditório do Hotel Grande Rio e contou com a presença maciça dos filiados ao Sindsemp, que também validaram todo o esforço da sua diretoria na condução da Campanha Salarial de 2024.

Sendo assim, o reajuste ficou estabelecido da seguinte forma:

  • 6,95% correspondente aos vencimentos básicos dos profissionais de nível elementar, médio e superior;
  • 6,95% correspondente aos vencimentos básicos dos servidores regidos por

leis específicas, excluindo profissionais do magistério

*Os profissionais do magistério, da Rede Municipal de Ensino, terão seus vencimentos base reajustados no percentual de 4,00%, linear na carreira, em todos os níveis e classes

“Nós tivemos uma evolução com a pauta com a pauta aprovada hoje, pois tivemos esse aumento acima da reposição inflacionária. Não chegamos no valor que pretendíamos, porque queríamos a reposição inflacionária mais o valor do PIB. Infelizmente não conseguimos chegar neste valor, mas chegamos num percentual razoável para garantir esse reajuste salarial para todos os servidores, incluindo as categorias específicas, do nível elementar ao superior, com a vantagem de já recebermos em fevereiro. Isso também trouxe um diferencial, porque em outros momentos em que a campanha salarial se estendeu por mais um tempo, nós tivemos um acúmulo no retroativo o que incidiu no aumento da alíquota do Imposto de Renda, gerando um desconto maior do que o esperado pelos servidores” explicou a diretora de política sindical, Ruth Viviane.

Além dos ganhos financeiros, as pautas sociais também contaram com avanços. No caso da enfermagem, a categoria contará com dois períodos durante o mês para a realização das suas capacitações, aperfeiçoando, assim, o atendimento à população.

No caso dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate à Endemias, houve a implantação do Plano de Cargos e Carreira, com previsão de homologação para os próximos 15 dias.

Os professores da rede municipal, além da garantia do reajuste num valor acima no reajuste do piso nacional, estão em franca expansão no aumento da carga horária, onde a comissão composta com três integrantes da diretoria do Sindsemp (Carlos Odair, Inês Silva e Katiane Santos) já conseguiu contemplar 152 professores da educação infantil e segue trabalhando em prol da categoria.

“A assembleia é o resultado de uma negociação árdua, feita em cima de planilhas, possibilidades e o sindicato segue pautado na seriedade e na necessidade do servidor. Aqui foi explanado toda a dificuldade dessa negociação, mas também detalhamos os avanços que tivemos em cada categoria, na saúde, segurança pública e na educação. Sendo que na educação ainda ficou um percentual acima do que foi regulamentado pelo governo federal. É óbvio que a campanha salarial se estende para todo o ano porque temos gratificações e outras dezenas de itens que serão ainda negociados. Então, o sindicato continua na luta e é óbvio, com senso de gratidão pela boa participação dos servidores. Isso é sinal de que o Sindsemp continua no caminho certo”, avaliou Carlos Odair, secretário geral do Sindsemp.

A vice -diretora do Sindsemp, Inês Silva relembra o esforço do sindicato. “Nós tivemos a presença dos servidores municipais que compreenderam e votaram a favor da proposta, tendo em vista que o percentual do piso do magistério esse ano foi de apenas 3,62%, que foi um valor baixo. A gente acha que foi um aumento muito pequeno, mas a gente conseguiu. Num primeiro momento o Executivo só trouxe o percentual proposto pelo governo federal, mas depois de muito diálogo, na mesa de negociação com a secretária de educação, Rosane Costa, com a prefeitura e seu setor de finanças, a gente conseguiu avançar um pouquinho, para os 4%. Nós queríamos mais, mas a assembleia foi sábia em compreender que este ano o percentual foi baixo e o Sindsemp, com toda dificuldade avançou para 4% de reajuste, com o pagamento previsto no salário de fevereiro”.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, fez questão de reafirmar que a Campanha Salarial de 2024 segue a fim de alcançar novas conquistas. “Foram aprovados hoje apenas três itens da proposta da campanha salarial. Então, os ítens 01,02 e 35 da campanha foram apreciados pela assembleia e foi conduzido, os demais permanecem na mesa de negociação permanente, já que o diálogo foi estabelecido em forma de ofício também. E nele consta que será mantido o diálogo permanente com o sindicato e a mesa de negociação aberta. Caso esse diálogo seja travado ou encerrado, isso gera uma situação de embate com o sindicato. Historicamente isso nunca ocorreu, a mesa de negociação sempre continuou aberta e sempre discutindo as situações peculiares, a exemplo do que a gente já avançou na ampliação de carga horária dos professores na educação infantil e está sendo conduzida também para o ensino fundamental. Dentre outras situações que estamos avançando, como os turnos para atualização de cursos para os enfermeiros. Por isso, a campanha não para. Já conquistamos alguns avanços e seguimos mobilizados para avançar cada vez mais”.