Assinada ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva na APAE de Petrolina

0

A manhã desta segunda-feira (28) foi marcada por um momento de muita emoção e conquista para a comunidade da APAE de Petrolina. Em cerimônia realizada na sede da instituição, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva, que também servirá para a realização de eventos e atividades diversas.

Em entrevista ao programa Nossa Voz, a presidente da APAE, Vanda Ferreira, expressou sua alegria:

“É um presente que Deus nos deu nesse momento, que é tão precioso e tão importante para a família apaiana, para os nossos alunos, para os profissionais. A gente está super emocionado porque é um presente que só Deus sabe o quanto vai nos fortalecer, nos nossos movimentos, nos nossos momentos, nos nossos eventos, nas nossas exposições de artesanato, para treinamentos, festas. Vai ser um local que realmente vai oferecer uma condição e uma qualidade de vida para todos eles.”

Sobre a importância do espaço para as atividades da APAE, Vanda completou:

“Com certeza, isso é o mais importante para nós. Agora, vamos viajar com 28 atletas para participar das Olimpíadas das APAEs, por isso a importância deste treinando, a gente ficava para lá e para cá com os meninos e agora vamos ter a nossa própria quadra. Hoje estaremos aqui acompanhados do Dr. Edilázio, e do Dr. Zé Carlos de Moura, nosso vice-presidente, representando Dona Ana Maria Coelho, além dos pais, das famílias, dos alunos e dos profissionais.”


O superintendente da Codevasf, Edilázio Wanderley, também celebrou a parceria:

“É uma grande satisfação fazer, em parceria com a APAE e a Codevasf aqui em Petrolina, a ordem de serviço de um pátio de múltiplo uso, um equipamento que, sem sombra de dúvida, vai potencializar as ações que a APAE realiza, tanto para os usuários quanto para seus familiares. É algo que entendemos como primordial, para possibilitar e oportunizar, principalmente às crianças e jovens atendidos, um melhor desenvolvimento de suas ações. Esse pátio vai servir não apenas para eventos esportivos e de lazer, mas também para solenidades e apresentações. É dessa forma que o Governo Federal tem investido nas instituições, para gerar melhor desenvolvimento para a nossa gente. Sabemos a importância desse projeto para tantas pessoas aqui no Vale do São Francisco, e não poderíamos deixar de potencializar essas ações. É um momento de muita felicidade para todos nós.”

Representando as famílias dos alunos, Maria Eliane, mãe de aluno da APAE, falou sobre a emoção de ver esse sonho se tornando realidade:

“Quando a gente vê os nossos filhos saindo de dentro da APAE para ir para o parque, pegando sol, e agora saber que essa quadra será realizada, é muito gratificante. É um sonho que vem de algum tempo e está saindo do papel agora. Todas as mães estão muito gratas por esse sonho realizado. É muito, muito bom mesmo.”

Flávio Cabral, representando a Codevasf, explicou como se deu o processo até a assinatura da ordem de serviço:

“Ela [Vanda Ferreira] reivindicou uma quadra onde os alunos e assistidos pudessem praticar esportes, fazer recreação, treinamentos e eventos. De lá para cá, o Dr. Edilázio fez muitas articulações, conseguiu recurso e hoje chegou o dia de a gente, da Codevasf, dar a ordem de serviço para a construção, que começa amanhã. Essa quadra terá um investimento de R$ 263.180 e deve ser construída em um prazo de 120 dias.”

A secretária executiva de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, Gláucia Andrade, também esteve presente e destacou a importância da ação:

“É com grande felicidade que a gente se encontra hoje aqui, nessa assinatura de ordem de serviço. Quando pensamos em inclusão social em Petrolina, temos a APAE como grande referência. Estendemos o nosso abraço à Vanda, nossa presidente, porque, com uma parceria tão forte entre a APAE e a Codevasf, essa quadra multieventos e multiesportiva vai fortalecer ainda mais a inclusão social na cidade.”

Gláucia ainda ressaltou o compromisso do governo do Estado:

“O governo de Pernambuco, através do programa PE Acessível, tem fortalecido ações de inclusão. A APAE é uma das instituições que concorrem em editais de fomento lançados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Aqui em Petrolina, a APAE é uma grande referência, e o governo do Estado caminha junto nessa missão.”