Esta semana os profissionais da Secretaria de Saúde estiveram com ações e serviços na área central da cidade. O objetivo foi de atender, orientar e acolher as pessoas que vivem em situação de rua. O momento foi uma parceria de atendimentos envolvendo Consultório na Rua, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS III), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e o núcleo de prevenção a violência.
O foco principal da ação foi fazer a busca ativa por casos, moderados a graves, de pessoas em situação de rua que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. As equipes aproveitaram o momento e passaram algumas orientações sobre redução de danos da ingestão de álcool, realizaram cadastros de novos usuários, atendimento médico (psiquiatra do CAPS AD III), psicológico e fizeram o encaminhamento das demandas para triagem no serviço.
Para a coordenadora do Consultório na Rua, Marla Gomes, as ações e serviços ofertados serviram para auxiliar o público e assegurar os atendimentos que os mesmos necessitam. “Tais intervenções foram pensadas observando a grande quantidade de pessoas em situação de rua que fazem uso de drogas na área central da cidade. Avaliamos que é necessário que essas pessoas conheçam os serviços disponíveis na rede e os acessem mais facilmente, garantindo o cuidado e tratamento necessários para os casos que necessitam”, explicou.
Durante o encontro foram entregues Kits de redução de danos (preservativos, lubrificantes, protetor solar, protetor labial, escovas de dente) e folhetos informativos sobre cuidados em relação ao uso e formas de diminuir o impacto do mes