Com a pandemia do novo Coronavírus, a Defensoria Pública de Pernambuco ampliou os atendimentos feitos de forma remota. Agora todos os serviços prestados pelo órgão à população podem ser feitos por canais não presenciais: telefone fixo e WhatsApp (87) 3861-3368 e e-mail nucleopetrolina@defensoria.pe.gov.br.
Segundo o coordenador da Defensoria Pública Estadual em Petrolina, no Sertão, William Michael Marques Carvalho, é preciso que a população procure a Defensoria por estes meios não presenciais para evitar a contaminação do Novo Coronavírus. Os atendimentos presenciais só devem ser procurados em último caso, em situações extremas, quando a pessoa não tiver como entrar em contato por estes canais remotos.
O coordenador da Defensoria ainda destaca que, diariamente, são atendidas entre 30 e 40 ligações telefônicas no órgão, exceto os contatos feitos por e-mails e mensagens instantâneas de WhatsApp. “As demandas mais procuradas são de família, como regularização de guarda, pensão alimentícia, divórcio com partilha de bens, ações indenizatórias, demandas relacionadas a medicamentos de insumos de leites, fraldas e relacionadas a saúde”, destacou William Michael Marques Carvalho.
Pode ter acesso ao serviço da Defensoria pessoas que não têm condições de arcar com o custo de advogado, sendo elas Pessoas Físicas ou Jurídicas, consideradas necessitadas perante a lei. A Defensoria Pública de Pernambuco funciona na Rua Augusto Carvalho Brandão, nº 187, Centro, Petrolina. (G1 Petrolina)