A tradicional Corrida de São Silvestre chega a sua 99ª edição nesta terça-feira (31) e a equipe da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) estará lá, competindo por bons resultados, em busca do pódio. Nas últimas semanas, uma programação especialmente voltada à preparação para a prova foi realizada pelos seus atletas. Seis maratonistas da APA chegaram no sábado (28) a São Paulo (SP), vindos de um período de treinamento na cidade de Paipa, na Colômbia, em uma altitude de mais de 2.500 metros acima do nível do mar.
Estiveram em Paipa, Justino Pedro da Silva (quinto colocado no ranking nacional), Edson Amaro (6º), Joílson Bernardo (10º), Mirella Saturnino (líder do ranking feminino), Anastácia Rocha e José Márcio Leão.
“Foi uma preparação muito boa. A primeira vez que conseguimos levar um grupo grande de atletas desse nível para treinar juntos. Eles saíram de Paipa motivados e empolgados. Assim, a expectativa para a São Silvestre é a melhor possível. Esperamos que possam fazer o seu melhor e quem sabe buscar o pódio”, afirma o treinador Marciano Barros.
O treinamento na Colômbia teve início no dia 4 deste mês e foi realizado até a sexta-feira (27), buscando potencializar o desempenho dos corredores e proporcionar o fortalecimento físico e mental com foco na São Silvestre, que tem largada nesta terça às 8h05.
“As chances de pódio existem. Nossos atletas tiveram um ano de 2024 muito bom e, agora, esse final de treinamento em Paipa dando esse ânimo a eles. Acredito muito no grupo, no trabalho, para que possam fazer o jogo de equipe e quem sabe levar alguns deles ao pódio ou até mesmo a vencer a São Silvestre”, completa Mariano.
Os atletas
Justino Pedro da Silva – Campeão Pan-Americano de Maratona em Caracas 2023 (Venezuela); top 10 na Maratona Internacional de Frankfurt 2022 (Alemanha); Bicampeão e recordista da Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2021/2022); sétimo colocado na São Silvestre (2021/2022).
Edson Amaro – Vice-campeão da Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2021/2022); terceiro colocado na Maratona Internacional de Padova (Itália); vice-campeão da Maratona Internacional de João Pessoa; integrante da seleção brasileira no Ibero-Americano de Atletismo.
Mirela Saturnino – Bicampeã sul-americana de Maratona (2017/2022); terceira colocada no Pan-Americano de Maratona em Caracas 2023 (Venezuela); campeã da Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 2021 e vice-campeã em 2017.
Joílson Bernardo – Medalhista no Pan-Americano de 2011 (5000 metros) e no Ibero-Americano 2012 (Espanha-San Francisco – 3.000 metros); vice-campeão da Maratona CAF em Caracas (Venezuela); campeão sul-americano dos 5000 metros.
Anastácia Rocha – Vice-campeã da Meia Maratona de Porto Alegre (RS) e terceira colocada na Meia Maratona New Balance 42k.
José Márcio Leão – Décimo-primeiro colocado na Maratona Internacional de Milão (2h08min37), garantindo índice para o Mundial de Oregon (EUA) em 2022; quinto colocado na São Silvestre de 2021 e décimo colocado na edição 2022; campeão da Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 2017.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 21 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.