Audiência pública sobre a Reserva Silvestre Tatu Bola deve ser realizada em Março

0

Agricultores que residem na área da Reserva Tatu Bola, estiveram reunidos no último final de semana em Lagoa Grande. Durante o encontro, foram discutidas questões pertinentes às limitações impostas aos agricultores após a implantação do decreto que institui a Reserva. Como saldo da reunião, ficou definido que, em Março, deverá acontecer uma Audiência Pública na qual diversos pontos do decreto serão debatidos, e alternativas serão formuladas e encaminhadas aos órgãos competentes.

“É importante ressaltar que os agricultores não são contra iniciativas que tenham como propósito a preservação e conservação do meio ambiente . Somos favoráveis ao desenvolvimento de práticas sustentáveis entre o homem e o meio onde ele vive. Porém, não podemos permitir que os agricultores sejam prejudicados em seus direitos, sem ter acesso a qualquer política pública de amparo e sendo impedidos, muitas vezes, de garantirem seu sustento, de fazer aquilo que mais sabem , que é produzir. É preciso chegar num consenso, é preciso que os agricultores sejam ouvidos “, salienta a presidente do Sintraf Petrolina, Isalia Damacena.

A Reserva de Vida Silvestre Tatu Bola foi criada em 2015 e compreende uma área de 110 mil hectares entre os municípios de Petrolina , Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

Uma das sugestões discutidas pelos agricultores rurais é alterar a lei para que seja transfomada de Reserva para Area de Proteção, o que trará mais autonomia para o segmento.

Participaram da reunião, dentre outros, Carolina Medeiros ( advogada da Comissão), Rui Holanda ( Agência de Desenvolvinento Líder Sertão do São Francisco ) , Denise Lima ( bióloga) , José Manuel de Sá, o professor Guega ( agricultor e estudioso do assunto).