O Ministério das Relações Exteriores publicou no Diário Oficial da União, o título de “Grande Oficial da Ordem de Rio Branco”, concedido ao diretor-presidente da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) e médico, Augusto de Souza Coelho. A honraria é uma das mais altas condecorações do Governo Federal, destinada às pessoas que realizam serviços de grande impacto social e pode ser conferida a pessoas físicas, jurídicas, nacionais ou estrangeiras.
Integrante da família política responsável pelo desenvolvimento do Sertão do São Francisco, Augusto Coelho foi prefeito de Petrolina na década de 1980. Entretanto, sua vocação para o bem comum se expressou através de importantes ações de filantropia.
Mesmo emocionado com o título, Augusto Coelho não abriu mão da modéstia que lhe é característica. Em nota, compartilhou a comenda com todos que fazem o Hospital Dom Tomás, instituição que atende pacientes oncológicos de Petrolina e região, poupando-os do tratamento longe de casa, na capital pernambucana.
“A Comenda deveria ter sido concedida ao Hospital Dom Tomás; a todos os que direta ou indiretamente, inclusive os nossos pacientes, que contribuem para a existência do Hospital. Comovido, cumpre-me acolher as generosas e múltiplas mensagens, agradecê-las muito sinceramente e transferi-las a quem de direito”, afirmou o homenageado.
FILANTROPIA
A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) atua em Petrolina há 74 anos, e se tornou uma das instituições filantrópicas mais importantes do Interior do Nordeste, notadamente na assistência aos portadores de câncer.
Entre as várias conquistas obtidas está o Hospital Dom Tomás. São milhares de pacientes atendidos, inclusive crianças – oriundos de 60 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, abrangendo uma população em torno de 2 milhões de habitantes.