Noventa por cento dos 555 casos confirmados para a Covid-19 em Pernambuco estão concentrados no Recife e Região Metropolitana. Apenas 51 dos positivos para o novo coronavírus estão espalhados para o interior do estado. Por este motivo, as autoridades políticas e de saúde receiam que o feriadão da Páscoa possa espalhar o vírus pelo estado, em especial no Agreste e Sertão pernambucanos.
Durante toda esta quinta-feira (9), o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife Geraldo Julio e médicos infectologistas apelaram para a população ficar em casa este ano para evitar a transmissão do novo coronavírus por todo o estado. O boletim desta quinta (9) apontou 56 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Dez das mortes aconteceram entre os dias 5 e 7 deste mês de abril.
%u201CPelo grande número de casos na RMR, não viajem para o interior neste feriado de Páscoa. Ficar em casa é a atitude mais respeitosa que teremos com nossos parentes do interior, porque o vírus está circulando sobretudo no Recife. E não devemos ser um agente de transmissão para o interior pernambucano%u201D, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (9).
O médico lembra também que o que a população fizer neste fim de semana será determinante para os próximos 15 dias. Até o momento, 130 profissionais de saúde já testaram positivo para o novo coronavírus no estado.
%u201CPernambuco não vai ter barreiras sanitárias. Nossa recomendação é de que as pessoas não viajem no feriado e fique em casa%u201D, reforçou André Longo. Segundo estimativas do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde, 80% dos casos de Covid-19 são assintomáticos ou os pacientes apresentam sintomas gripais leves, sobretudo em países onde a testagem em massa não é feita. Isso aumenta a possibilidade de transmissão em massa da doença.
Infectologistas também recomendam ficar em casa neste período. %u201CA nossa Páscoa este ano será diferente, mas para todo o mundo. O amor não depende de contato físico e nós precisamos manter a distância das pessoas neste momento, sobretudo as idosas%u201D, orientou o infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Demetrius Montenegro.
Mais cedo, pela manhã, o governador Paulo Câmara fez um pronunciamento em que pede aos pernambucanos cautela neste feriadão e cumpram o isolamento social. “Na última semana vimos o número de casos confirmados e óbitos aumentarem de maneira significativa. Saímos de 106 casos da doença no último dia 2 de abril para 555. Com este cenário eu me dirijo aos pernambucanos fazendo um pedido: não viajem neste feriado de Páscoa. O maior ato de responsabilidade que você pode fazer no momento é ficar em casa. Use a tecnologia para entrar em contato com os seus familiares”, pede o governador.
Durante boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã de hoje, Pernambuco confirmou mais 154 novos casos de coronavírus e dez novas mortes por Covid-19. O número de casos cinco vezes maior em relação à semana anterior. Em relação aos óbitos, também houve aumento, passando de nove mortes no último dia 2 de abril, para 56 nesta quinta-feira (9).
O prefeito do Recife Geraldo Julio, cidade com 340 casos confirmados, também apelou para a população nesta quinta-feira (9). “Todos esses investimentos são feitos com recursos exclusivos da Prefeitura do Recife. Nós já cortamos R$ 186 milhões para conseguir fazer esses investimentos no atendimento da Covid-19”, comentou o prefeito Geraldo Júlio, que ainda fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa nesse feriado da Semana Santa. “Essa será uma Páscoa diferente. Evitem encontrar os familiares pessoalmente. Façam isso por vídeo, não vamos fazer aglomerações. Precisamos ampliar o isolamento social. A Páscoa é um período que a gente passa do sofrimento para a celebração da vida. Então vamos salvar vidas”, reforça. (DP)