A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) esteve presente no Carnaval com um esquema que garantiu agilidade nos atendimentos aos foliões. Ao longo das três noites de festa, foram registradas 47 ocorrências, a maioria relacionadas a quadro de embriaguez.
O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Franclen Rusvell Carvalho, explicou que foi montado um esquema para atender desde os casos mais simples aos de maior gravidade. “O Samu esteve com duas unidades com suporte básico com socorrista e técnico de enfermagem e a Policlínica Municipal foi nosso ponto fixo, com uma equipe de unidade avançada, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e salas de procedimentos e medicações, além de uma sala vermelha com todos os equipamentos de uma unidade semi-intensiva, com respirador e desfibrilador, por exemplo. Graças a Deus não precisamos utilizar”, comentou.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária fiscalizou bares, restaurantes, ambulantes, trios elétricos, entre outros. Ao todo foram realizadas 392 vistorias para garantir o comprimento de normas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde. As equipes não registraram apreensões, apenas 02 advertências e intensificaram as orientações quanto à manipulação de bebidas e alimentos.
“Estamos satisfeitos com o desempenho das equipes da Sesau neste Carnaval. Nosso esquema de atendimentos funcionou, a Vigilância Sanitária conseguiu garantir a venda de produtos de qualidade para a população e ainda fizemos um trabalho de orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, quando distribuímos milhares de preservativos. Tudo funcionou como esperado, especialmente, porque contamos com os nossos foliões que curtiram a festa com alegria e responsabilidade”, elogiou o secretário de Saúde, Fernando Costa.