Durante o primeiro mutirão de vacinação contra a COVID-19, realizado neste sábado (19), a Prefeitura de Petrolina aplicou cerca de 2.730 vacinas. Após intensa procura nos polos de vacinação, a Secretaria de Saúde imunizou, com a segunda dose da Coronavac, mais de 2.308 idosos a partir de 60 anos e 422 profissionais de saúde. O imuno foi aplicado em seis pontos espalhados pela cidade, das 8h às 17h. Na zona rural, uma equipe vacinou, in loco, as comunidades Km 25, Caititu, Izacolândia, N5, N4 I e II.
De acordo com a professora aposentada, Gildete Magalhães, esse é um momento histórico. “Primeiro eu agradeço a Deus, por me dar essa oportunidade de tomar a vacina. Pra mim é um momento histórico, pois já tive coronavírus e sei como essa doença é cruel. Espero que a vacina chegue para todo mundo, pois, apenas com a imunização de todos podemos ter a certeza de que dias melhores virão”, destaca.
A imunização continua neste domingo (20). Idosos com 64 anos vão poder se dirigir a Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria; idosos com 63 anos serão imunizados no SESI, Vila Mocó; já os idosos com os 60, 61 e 62 anos devem procurar o polo do Centro do Idoso Vó Pulú, na Vila Eduardo. Por meio de drive-thru, que está localizado na Avenida Principal da Vila Eulália, todas as faixas etárias de pessoas idosas poderão ser imunizadas. Para os profissionais de saúde, estão reservadas as salas 16, 17, 23 e 25 do bloco de aulas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e apresentá-lo no ato da vacinação.