O Banco de Alimentos de Juazeiro, da Prefeitura de Juazeiro, bateu recorde de arrecadações em 2023. No último ano, o programa arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos. Em comparação ao ano anterior, 2022, o aumento significativo foi de quase 40%, equivalente a mais de 54 toneladas de alimentos. Quando comparado com o total de 2021, foram 104 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais que chegaram a mais na mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Essa tendência de aumento nas doações do programa, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, é fruto do esforço conjunto da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap).
Segundo o secretário da Adeap, Vinicius Alves, o Banco de Alimentos é uma política pública extremamente propositiva que, através do apoio de parceiros e da sociedade civil organizada, tem alcançado muitas famílias. “A gestão Suzana Ramos tem esse cuidado especial com a população mais vulnerável. Além disso, estamos cumprindo nosso propósito de avançarmos economicamente como cidade, mas também de avançarmos em sustentabilidade e em ações sociais que impactam na melhoria de vida das pessoas”, disse Vinicius Alves.
Semanalmente, são atendidas 24 entidades sociais e instituições de acolhimento pelo Banco de Alimentos de Juazeiro. Já a média de famílias atendidas por semana gira em torno de 2 mil, ou seja, aproximadamente 7.384 mil pessoas beneficiadas semanalmente com alimentos saudáveis.
Além do recorde de arrecadações, a ação também tem aumentado o número de entidades beneficiadas. Para o gestor da AMA, Daniel Mota, é mais um índice de sucesso da iniciativa. “Já começamos 2024 acrescentando mais duas entidades na nossa lista de beneficiados. Agradeço a todos os permissionários pelas doações e o esforço de nossas equipes para o sucesso do Banco de Alimentos”, falou o gestor.
—
Ascom AMA/Adeap PMJ