Com o objetivo de ampliar o Banco de Alimentos de Juazeiro – iniciativa que promove a arrecadação e distribuição de mantimentos para famílias em vulnerabilidade –, a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) está convocando novos doadores. Atualmente, o programa beneficia cerca de 8 mil pessoas.
Os alimentos são distribuídos em kits semanalmente e chegam às famílias por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e 19 instituições filantrópicas do município. Novos permissionários que queiram se cadastrar como doadores do banco podem entrar em contato com a AMA, provisoriamente, por meio dos telefones (74) 9 8815-3013 ou (74) 9 9 8804-6452. Atualmente, o projeto conta com 105 fornecedores.
De acordo com Luciano Monteiro, engenheiro agrônomo da autarquia, o objetivo atual é fortalecer o programa, que retoma as ações e inicia uma nova fase nesta segunda-feira, 17. “Estamos fazendo um estudo junto ao programa Bahia Sem Fome para melhorar a estrutura e equipamentos do projeto. Em breve, também vamos lançar uma campanha motivacional para a ampliação dos parceiros”.
Ao longo de 2024, foram doados cerca de 282 mil quilos de alimentos. Para 2025, segundo Monteiro, a expectativa é alcançar números ainda maiores, ultrapassando a faixa de 300 mil quilos de doações.
O projeto é uma realização da prefeitura, por meio da AMA, responsável pela arrecadação de doações no Mercado do Produtor de Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e a Agência de Desenvolvimento Rural (ADR).