O Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está com estoque baixo. O mês de março registrou queda na doação de leite materno e também no número de mães doadoras. O Biama precisa de pelo menos 40 litros mês e este mês recebeu cerca de 20 litros de leite.
Mesmo com o estoque em baixa, o banco de leite atendeu cerca de 60 bebês prematuros, internados na maternidade do hospital. “As mães que tiveram esses bebês se encontram fragilizadas, e logo no início ficam incapazes de produzir o leite para alimentar seus filhos. Elas são apoiadas pelo Biama, fazem a ordenha do leite, mas não é suficiente para atender os recém nascidos,” explica a pediatra e coordenadora do Biama, Dra. Flávia Guimaraes.
Biama
O banco de leite humano do HDM funciona há mais de 25 anos. As mães podem procurar o Biama todos os dias da semana para receber orientações sobre amamentação. Uma das funções do banco de leite é acolher as mães na amamentação, não somente as que têm filhos na maternidade do Dom Malan.
A professora Letícia Martins, de 31 anos, mãe de primeira viagem, buscou o Biama porque não conseguia amamentar Davi. “No hospital onde eu tive meu filho, tentaram me ajudar, mas a equipe não está preparada para isso. Eu estou vindo ao Biama todos os dias e estou conseguindo amamentar,” relatou.
Doadoras
O Biama conta hoje com seis mães doadoras, mas precisaria de pelo menos 20 para atender a demanda do banco de leite.
Para se tornar doadora de leite humano, as mães precisam estar saudáveis, não estar tomando remédios e com pré natal atualizado. “A mãe não precisa se preocupar em doar muito leite. Ela doa o excesso. Também não precisa vir ao Biama para tirar o leite ou trazer o leite. Basta ligar, mostrar o interesse em se tornar doadora, que a gente orienta no cadastro e a partir daí, duas vezes por semana um técnico leva os recipientes, orienta na doação e o próprio Biama recolhe o leite doado em casa,” completou Dra. Flávia.
O telefone para informações e cadastro é o 87 – 3202-7002. Além do castrado, o técnico do banco de leite encaminha para os exames, além de encaminhar os testes no leite que será pasteurizado para a distribuição aos prematuros.
Leite Materno
O leite materno é um alimento completo, vivo, que se modifica a cada mamada e representa vida para as crianças. Até os seis meses de vida, o bebê precisa só de leite materno exclusivamente, sem água ou completo. As crianças podem mamar até dois anos ou mais, com benefícios a médio e longo prazo. As mães precisam de apoio para uma boa amamentação.
(Ascom)